Tom Farias, biógrafo de Carolina de Jesus, estreia coluna sobre negritude e arte

Autor de 15 livros, entre romances, ensaios e mais biografias, ele foi duas vezes finalista do prêmio Jabuti

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta quarta-feira (12) uma coluna assinada pelo escritor carioca Tom Farias, voltada a cultura, arte e negritude.

Jornalista, crítico literário, dramaturgo e roteirista, Farias é membro da Academia Carioca de Letras e autor de 15 livros, que vão desde romances a biografias e ensaios literários.

Entre os títulos publicados, se destacam "Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil", livro sobre o poeta João da Cruz e Sousa, um dos fundadores do simbolismo brasileiro, e "Carolina, Uma Biografia", que apresenta a trajetória da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Ambas as publicações foram finalistas do prêmio Jabuti.

Considerado um dos maiores pesquisadores da vida e obra de Carolina, Farias é especialista em literatura brasileira.

"Penso em escrever [na coluna] sobre literatura, teatro, cinema, artes plásticas, viagens com viés artístico, arquitetura, gastronomia, política cultural e empreendedorismo", afirma ele. "A ideia é falar sobre temas capitais que hoje norteiam as mentes e os corações brasileiros."

Ainda neste ano, Farias promete lançar três livros. O de memórias "Confissões de um Menino Preto", o romance "Toda Fúria" e a biografia "O Homem que Parou o Brasil – A Vida de João Cândido".

homem negro sorri em foto preto e branco
Tom Farias estreia coluna na Folha em janeiro de 2022. - Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.