Olavista à frente da Biblioteca Nacional é nomeado para time de Frias

Monarquista Rafael Nogueira deixa presidência do órgão; ele já associou Caetano ao analfabetismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro do Turismo, Ciro Nogueira Lima Filho, nomeou nesta terça-feira (8) o monarquista Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva para o cargo de secretário nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural. Ele era o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, posição da qual foi exonerado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

Quem ocupava o cargo na secretaria federal e foi exonerado, também nesta terça, era Aldo Valentim, servidor de perfil mais técnico que anteriormente havia trabalhado com Alê Youssef na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Quando ocupou o cargo de secretário nacional de Economia Criativa, Valentim foi responsável pela implementação da Lei Aldir Blanc e pela articulação internacional da Secretaria Especial da Cultura, entre outras atribuições.

Rafael Nogueira na conferência conservadora Cpac - Bruno Santos -12.out.2019/Folhapress

Nogueira estava no comando da Fundação Biblioteca Nacional desde dezembro de 2019, designado pelo presidente Jair Bolsonaro. Dois anos antes, ele associou Caetano Veloso, Legião Urbana e Gabriel O Pensador ao analfabetismo. "Livros didáticos estão cheios de músicas de Caetano Veloso, Gabriel O Pensador, Legião Urbana. Depois não sabem por que está todo mundo analfabeto", escreveu.

Nogueira já falou em vídeos no YouTube e em suas redes sociais sobre supostas fraudes em urnas eletrônicas e passou adiante as palavras de Olavo de Carvalho, de quem se dizia aluno. Ele também é próximo da produtora Brasil Paralelo, que se firmou como referência na difusão de ideias de direita no primeiro ano do governo de Bolsonaro.

Graduado em filosofia e em direito e com mestrado em educação em faculdades de Santos (SP), Nogueira também é professor e já deu aulas particulares de humanidades e de redação para o Enem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.