Além de Angeli, Bruce Willis e Sharon Stone, veja artistas acometidos pela afasia

Comprometendo a linguagem após um dano cerebral, doença é caracterizada pela dificuldade de comunicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cartunista Angeli, que anunciou sua aposentadoria dos quadrinhos, é o mais recente caso entre artistas que se afastam de suas profissões em decorrência do diagnóstico de afasia.

Retrato do cartunistas Angeli - Eduardo Knapp/Folhapress

Comprometendo a comunicação após um dano cerebral —que pode ser causado, por exemplo, por um acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, aneurisma ou tumor cerebral—, a afasia é caracterizada pela dificuldade de transformar um pensamento em palavra falada ou escrita.

A afasia progressiva primária, que foi a versão que atingiu Bruce Willis e Angeli, está relacionada ao surgimento de enfermidades neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.

Além de Angeli, a doença degenerativa que compromete a capacidade de comunicação também já acometeu os atores Bruce Willis, Sharon Stone, entre outros. Veja abaixo casos de artistas que já foram diagnosticados com a doença.

Bruce Willis

Em março deste ano, a família do ator Bruce Willis, de 67 anos —dois a mais do que Angeli—, divulgou a informação de que o ator está se aposentando após ser diagnosticado com o distúrbio.

O ator é conhecido mundialmente por seus papéis em filmes de ação blockbusters, entre os quais o personagem John McClane, da franquia "Duro de Matar".

Sharon Stone

A atriz de Hollywood, famosa por sua atuação em filmes como "Instinto Selvagem", também enfrentou a afasia após ter sofrido um AVC em 2001. "Eu tive de aprender do começo a andar, falar, escrever e tudo", afirmou Stone em entrevista ao programa da apresentadora Oprah Winfrey.

Emilia Clarke

A atriz de 35 anos Emilia Clarke, mundialmente conhecida por interpretar a personagem Daenerys Targaryen na série "Game of Thrones", revelou, em um artigo publicado na revista New Yorker, que enfrentou a afasia após sofrer dois aneurismas cerebrais quando gravava a primeira temporada da série, em 2011. Ela relatou que, após fazer tratamento, a condição foi superada.

Kate Walsh

Kate Walsh, que participa da série "Grey's Anatomy", revelou que foi acometida pela doença depois de receber o diagnóstico de um tumor no cérebro, em 2017. "Eu tive afasia, mas não era apenas como não conseguir encontrar palavras, eu perdia meu fluxo de pensamento, eu não conseguia terminar frases. Fiquei muito preocupada", disse a atriz em entrevista ao portal Cosmopolitan.

Kirk Douglas

Ícone de Hollywood que atuou em filmes clássicos como "Spartacus" e "A Montanha dos Sete Abutres", Kirk Douglas sofreu um AVC em 1996, apresentando a partir do episódio dificuldades para falar.

"Depois de um derrame cerebral, ainda fiz filmes com a fala deteriorada", ele escreveu em seu livro de memórias Stroke of Luck", lançado em 2002.

"Quando você tem essa condição, sua mente pensa rapidamente, mas sua fala reage muito lentamente", afirmou o ator, segundo publicação da National Aphasia Association, ONG americana que se dedica à doença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.