Descrição de chapéu Filmes

David Bowie aparecerá em imagens inéditas em filme exibido em Cannes

Trechos do documentário experimental 'Moonage Daydream' foram revelados na conferência Cinema Con em Las Vegas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Imagens nunca antes vistas de David Bowie, um dos mais importantes nomes da música morto em 2016, foram apresentadas em Las Vegas, na Cinema Con, como parte de um filme sobre o artista que será narrado por ele.

"Moonage Daydream" será exibido no próximo mês no Festival de Cannes antes de chegar às salas de cinema em setembro. Este será o primeiro filme sobre o artista aprovado por seus herdeiros, que deram ao diretor Brett Morgen acesso a milhares de horas de entrevistas.

O cantor e compositor britânico David Bowie em apresentação em 1973 - Reprodução

"Bowie não pode ser definido. Ele pode ser experimentado", comentou Morgen no evento organizado pelas empresas donas das salas de cinema. "Desenhamos 'Moonage Daydream' para que seja uma experiência cinematográfica e que ofereça à audiência o que não se pode ter em um livro ou em um artigo."

A produção não é um filme biográfico nem um documentário tradicional. Ela mescla algumas das canções de Bowie, clipes de concertos, gravações de fãs e uma série de imagens abstratas e surreais para criar "uma extravagância visual e auditiva", disse o produtor Bill Gerber —que já trabalhou em filmes como "Nasce Uma Estrela".

O diretor passou dois anos revisando o material sobre Bowie. Ele contou com a ajuda de Tony Visconti, que foi durante anos produtor musical do cantor, e compôs a equipe de som do ganhador do Oscar "Bohemian Rhapsody".

Os espectadores da Cinema Con assistiram a vários cilpes do filme, incluindo um no qual Bowie interpreta as famosas canções "Hallo Spaceboy" e "Heroes".

"Acredito que é nossa responsabilidade criar o século 21 em 1971", é possível ouvir Bowie dizer no trecho. "Queríamos acabar com tudo o que havia no passado. Questionamos todos os valores estabelecidos e todos os tabus. Tudo era lixo e todo o lixo era maravilhoso."

O filme será lançado nos Estados Unidos pela produtora Neon, que também exibiu trechos do filme "Crimes of the Future" nesta edição da Cinema Con.

Dirigido por David Croneberg, o filme de terror se passa num mundo em que os humanos são obrigados a acelerar sua evolução com transplantes de órgãos e modificações corporais para sobreviver a um meio ambiente em constante mudança.

O trailer divulgado na convenção mostrou uma mulher abrindo um tronco com suas unhas e um homem com um par de orelhas costuradas em sua testa. Protagonizado por Kristen Stewart, Viggo Mortenson e Lea Seydoux, o filme vai estrear em junho.

"Foi um filme difícil, extremo, incomum", disse Croneberg à AFP. O Festival de Cannes é o lugar perfeito para isso", ele acrescentou. "É na verdade uma meditação sobre aonde o mundo está indo, aonde o ambiente está indo e como isso afeto o corpo. Não é um filme sobre mudança climática, mas sim sobre aonde vamos, e é interessante porque escrevi o roteiro há 20 anos."

A Cinema Con começou nesta segunda (25) e vai terminar na quinta (28).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.