Acervos de Lucio Costa e Paulo Mendes da Rocha em Portugal terão casa digital

Museu português Casa da Arquitectura abre site com quase 20 mil itens dos brasileiros, doações que causaram discórdia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os acervos dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Lucio Costa, que causaram alvoroço ao deixar o Brasil nos últimos dois anos, estarão disponíveis online a partir da próxima semana.

A Casa da Arquitectura, museu português nos arredores do Porto que recebeu milhares de documentos, fotografias, desenhos, maquetes, filmes e rascunhos desses nomes fundamentais da arquitetura brasileira, inaugura em 13 de maio o que chama de Edifício Digital, com parte da coleção já escaneada e o restante em andamento.

Estruturada em andares, como um prédio de verdade, na comparação de Nuno Sampaio, diretor de museu, a construção virtual terá ainda registros de todas as mostras e debates da Casa da Arquitectura e os acervos de outros arquitetos brasileiros, portugueses e estrangeiros à disposição de pesquisadores e do público em geral.

Desenho de Lucio Costa que integra o projeto Edifício Digital do museu português Casa da Arquitectura - Divulgação

Só do Brasil, Sampaio calcula que há mais de 50 mil itens no acervo. Além de Mendes da Rocha, com 8.000 peças catalogadas, e Lucio Costa, com 11 mil, há registros e documentos de nomes de peso da história da arquitetura do país, entre eles Jorge Wilheim, Ruy Ohtake, Gregori Warchavchik, Franz Heep, Oswaldo Bratke, entre outros.

Também integram o acervo obras de firmas contemporâneas de arquitetura, como o escritório franco-brasileiro Triptyque e os paulistanos MMBB, Metro, entre outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.