Caetano Veloso exige saber onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips em show

Fala do cantor ocorreu em apresentação no Rio de Janeiro pela turnê de seu novo disco 'Meu Coco' nesta quarta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cantor Caetano Veloso exigiu saber onde estão o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, desaparecidos na floresta amazônica desde domingo. A manifestação do artista aconteceu durante um show nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, na turnê de seu novo álbum "Meu Coco".

Caetano Veloso durante show da turnê 'Meu Coco' em SP
Caetano Veloso durante show da turnê 'Meu Coco' em São Paulo - Espaço das Américas

"Nós precisamos saber, exigimos que se descubra onde estão Bruno Pereira e Dom Phillips", afirmou o cantor no palco, quando foi aplaudido pelos fãs.

Colaborador do jornal britânico The Guardian, Phillips mora no Brasil há mais de dez anos e trabalha em um livro sobre conflitos em terras indígenas. Pereira é um dos indigenistas mais experientes do Brasil, conhece a Amazônia e faz parte da Univaja, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a organização que soou o alarme sobre o desaparecimento dos dois.

O indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian - @domphillips no Twitter e Daniel Marenco/Agência O Globo

Eles foram vistos pela última vez na comunidade de São Rafael, na região do vale do Javari. O desaparecimento tem mobilizado as redes sociais. De jornalistas como o editor do The Guardian, Jonathan Watts, até políticos como o ex-presidente Lula têm feito publicações cobrando as autoridades por respostas.

As Forças Armadas e polícia do Amazonas seguem nas buscas pelos desaparecidos. Mas o governo brasileiro tem sofrido críticas pela lentidão dos esforços de busca e resgate.

Depois da divulgação de uma nota do Exército sobre o caso —na qual afirmava estar em "condições de cumprir missão", mas que aguardava "acionamento por parte do Escalão Superior"— causar revolta, a Justiça Federal determinou que o governo Bolsonaro efetive imediatamente a disponibilização de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das forças de segurança ou das Forças Armadas, para localizar Pereira e Phillips.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.