Descrição de chapéu Livros Moda jornalismo

Danuza Leão já disse que só os medíocres é que podem ser felizes; veja frases dela

Morta nesta quarta-feira, irmã de Nara Leão dizia o que pensava e também se rotulou como uma suburbana e marginal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Danuza Leão, escritora e modelo morta nesta quarta-feira, aos 88 anos, sempre gostou de dizer o que pensava. Ao longo da vida, foram várias as polêmicas coladas à sua imagem por causa de um ou outro comentário que não caía bem com todos que a acompanhavam.

Ela cutucou, mais de uma vez, por exemplo, o movimento feminista, dizendo que sofrer assédio faz parte da vivência de uma mulher e que não se importava em lavar os pratos de seus companheiros. Também se rotulou de suburbana e de marginal.

Danuza Leão ao lado de seu gato, Haroldo, em seu apartamento no Rio de Janeiro, em 2011 - Eduardo Knapp/Folhapress

​Confira abaixo algumas das frases marcantes ditas ou escritas por Danuza Leão.

"As mulheres que ficam bonitas o tempo todo não são mulheres bonitas."

"Sou uma pessoa de alma essencialmente suburbana, 'sentimentaloide', que chora até com discurso de miss. Acho que só os medíocres podem ser felizes."

"Não acho que as denúncias de assédio possam gerar uma caça às bruxas, porque são uma coisa ridícula, para começo de história. É doloroso saber que uma mulher pode fazer uma acusação e tirar o emprego de um homem. É algo pecaminoso. Mas isso é coisa de americano. Lá eles não têm noção de sexo. É ótimo passar em frente a uma obra e receber um elogio. Sou desse tempo. Acho que toda mulher deveria ser assediada pelo menos três vezes por semana para ser feliz. Viva os homens."

"Na confusão que ficou este mundo, a grande questão do novo feminismo é quem vai lavar os pratinhos; sobre o resto, os homens não foram perguntados, e vou logo dizendo que, para mim, lavar um pratinho a mais é algo que faço com o maior prazer."

"Seja na casa de sua maior amiga, no avião ou em sua própria casa, deixe o banheiro impecável, ao sair, sem nenhum vestígio de sua presença. Aja como se tivesse acabado de cometer um assassinato."

"Com homens bonitos é fácil lidar, pois eles se fiam tanto na sua beleza que costumam se esquecer do resto... Nada mais perigoso que um homem feio e inteligente. Porque desse poucas mulheres escapam."

"Sou uma marginal que enfeita as festas de quem tem imaginação para me convidar."

"Ir a Nova York ver os musicais da Broadway já teve sua graça, mas, por R$ 50 mensais, o porteiro do prédio também pode ir, então qual a graça? Enfrentar 12 horas de avião para chegar a Paris, entrar nas perfumarias que dão 40% de desconto, com vendedoras falando português e onde você só encontra brasileiros —não é melhor ficar por aqui mesmo?"

"Essa PEC das empregadas precisa ser muito discutida; como foi mal concebida, assim será difícil de ser cumprida, e aí todos vão perder. A intenção de dar as melhores condições à profissional faz com que seja quase impossível que o empregador tenha meios de cumprir com as novas leis; afinal, quem vai pagar esse salário é uma pessoa física, não uma empresa."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.