Encontro de Leituras de agosto recebe Dulce Maria Cardoso, de 'Eliete'

Escritora portuguesa discutirá com leitores romance recém-lançado no Brasil, que traz personagens femininos densos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso é a convidada de agosto do Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público. A sessão acontece no dia 9, a partir das 18h de Brasília (22h de Lisboa), e tratará do romance "Eliete: A Vida Normal".

Publicado em 2018 em Portugal, pela Tinta da China, e lançado neste mês no Brasil, pela Todavia, o livro centra seu enredo nos dilemas e nas relações de personagens femininos de três gerações, a protagonista, sua mãe e sua avó.

Mulher grisalha com casaco preto
A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso - Paulo Figueiredo/Divulgação

Os primeiros sinais de demência da avó levam Eliete, de 42 anos, a reexaminar sua vida, que ela sempre almejou ser banal, e questionar seu casamento e os vínculos com as filhas. Para dar vazão às inquietudes, ela cria um perfil no Tinder e passa a flertar com o adultério.

A obra, que deverá se desdobrar em mais dois volumes, rendeu o segundo lugar do prêmio Oceanos de 2019 a Cardoso. A escritora é vencedora do Prêmio de Literatura da União Europeia de 2009, pelo livro "Os Meus Sentimentos".

O debate com a escritora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é aberta a todos os interessados e gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Julián Fuks, Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, ​Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.