Descrição de chapéu Rock in Rio

Gilberto Gil canta com a neta Flor Gil e família no Rock in Rio celebrando sua carreira

Do reggae ao MPB, ícone da tropicália passou por clássicos como 'Andar com Fé' e 'Tempo Rei'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Albuquerque
Rio de Janeiro

Atração principal do palco Sunset no terceiro dia do Rock in Rio, o ícone da tropicália Gilberto Gil fez de sua apresentação uma celebração da música brasileira ao lado de sua família, num show que atravessou os mais de 50 anos de carreira do patriarca, com um emocionante desfile de sucessos que se mantêm atuais, como a oportuníssima "Andar com Fé", que cantou ao lado da filha Preta Gil.

O cantor Gilberto Gil, no palco Sunset, durante o terceiro dia do primeiro final de semana do festival Rock in Rio, no Parque Olímpido, na zona oeste do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

Com Gil elegante, usando óculos e blusa florida, o show foi aberto com a sugestiva "Palco", do álbum "Luar", de 1981. O astro saudou a plateia. "Obrigado pela presença. Na outra vez, tinha mais lama", disse, numa referência à sua apresentação na primeira edição do festival carioca, em 1985.

Ao lado de Gil, o neto guitarrista João garantia o ritmo da banda, enquanto a filha Nara, entre as backing vocals, reforçava as notas que, eventualmente, o pai não alcançasse mais. Os metais surgiram reforçados pelo trombone de Marlon Sette, e a percussão ficou a cargo de Marcelo Costa.

Os dois reggaes do repertório, "Não Chore Mais" e "Vamos Fugir", vieram cercados por patrimônios da MPB, como "Aquele Abraço", "Expresso 2222" e "Garota de Ipanema", com a voz da neta Flor Gil, de 13 anos, que não conteve as lágrimas ao encontrar o avô.

No fim, Gil emendou "Tempo Rei" e "Toda Menina Baiana", enquanto a plateia entoava o coro "Gil, eu te amo", provando que, mesmo aos 80 anos, ele não costuma "faiá".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.