Descrição de chapéu
Televisão

'Os Anéis de Poder' tenta esconder seus problemas com final excepcional

Série derivada de 'O Senhor dos Anéis' não cumpre tarefas básicas de uma boa narrativa com trama arrastada e rasa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Faz duas décadas que não se fala tanto em pés peludos.

O lançamento da série "Os Anéis de Poder" trouxe de volta os debates entusiasmados entre os fãs do escritor J.R.R. Tolkien. Para decidir o que está de acordo com o cânone e o que o contraria, eles têm escavado seus livros tal qual anões em busca de metais preciosos nas entranhas de uma montanha solitária.

Esse resgate do universo fantástico de Tolkien, dando vida ao autor no debate público, é uma das melhores coisas da série. A Terra-Média se reconstrói enquanto leitores gastam a ponta dos dedos de tanto os esfregar nas notas de rodapé e nos anais de "O Senhor dos Anéis", que inspiraram a adaptação para a TV.

Cena da primeira temporada da série 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder' - Divulgação

Era esperado que alguns fãs ficassem atiçados. Tolkien é celebrado por ter criado um mundo complexo, detalhado e crível. Mexer demais nos alicerces da Terra-Média pode deixar tudo bambo.

Isso talvez explique porque alguns leitores de longa data chiaram ao ver os roteiristas criarem elementos novos, como a história de que os elfos precisam forjar anéis para sobreviver. Eles reclamaram também ao verem elfos de cabelo curto e mulheres de anões sem barba, contrariando alguns consensos da comunidade.

Essas longas discussões têm um quê de nostalgia para aqueles entre nós que passaram o começo dos anos 2000 na sala de bate papo da Pelennor e no fórum de discussões da Valinor, que foram dois marcos da internet brasileira. Tudo estava em pauta, até mesmo os órgãos genitais dos elfos —chegou a ser sugerido que eram os seus cotovelos.

Não é uma questão de ditar o que aparece ou não nas telas, mas de se envolver com um universo externo ao nosso. A discussão coexiste com o prazer de assistir, e talvez seja inclusive necessária a ele.

Tanto os fãs quanto os demais espectadores se deleitaram, nas últimas semanas, com as cenas exuberantes financiadas pelos investimentos recordes da Amazon. A transformação das terras do sul em Mordor, indo do verde ao cinza avermelhado, é um marco televisivo instantâneo. Também impressiona a cena da revelação dos poderes do mago, que tudo indica ser o simpático Gandalf que o público conhece dos filmes.

As discussões dos fãs e os efeitos especiais, no entanto, desviaram a atenção do enredo arrastado e desigual. Quase como se Sauron, o manipulador, fosse tão poderoso que pudesse enganar também os espectadores da série, do outro lado da tela.

A primeira temporada de "Os Anéis de Poder", que se encerrou na semana passada, não cumpriu algumas das tarefas básicas de uma boa narrativa, incluindo o desenvolvimento da trama e o aprofundamento dos personagens. É um problema mais grave do que se o Balrog foi despertado ou não pelo farfalhar de uma folha de árvore.

Os primeiros e os últimos episódios da série foram excepcionais, mas fizeram de sanduíche alguns capítulos em que nada aconteceu. É como a metáfora que Bilbo usa em "O Senhor dos Anéis" —espalhar um pedaço de manteiga em uma fatia grande demais de pão.

Mesmo em seu encerramento épico, a série perdeu valioso tempo de tela com tramas secundárias —como um concurso de desenho em Númenor— em vez de contar para o público como é que Celebrimbor construiu a forja com que criou os tais anéis do nome da série.

Dito tudo isso, o saldo segue sendo positivo. A série deu vida a recantos da Terra-Média que Tolkien não tinha descrito em detalhe. Mesmo as origens de Mordor eram vagas, e agora ganharam um interessante contorno, ainda que os fãs mais conservadores possam torcer o nariz. Haverá bastante tempo para reler a obra de Tolkien —incluindo "A História da Terra-Média", cuja tradução ao português a HarperCollins acabou de anunciar— e discutir o sexo dos elfos antes de a segunda temporada estrear.

As próximas partes de "Os Anéis de Poder", ademais, devem ser mais dinâmicas do que a primeira. Sauron já retornou à Terra-Média e criou seu reino de brasa e fumaça. Os roteiristas não vão mais precisar alongar a história e criar suspense. Sabemos que um mago, provavelmente Gandalf, também chegou ao continente. Os roteiristas precisariam se esforçar bastante para aguar essa trama.

Três anéis de poder foram forjados na primeira temporada. E ainda faltam 17.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

  • Onde Disponível no Amazon Prime Video
  • Classificação 16 anos
  • Elenco Morfydd Clark, Maxim Baldry e Nazanin Boniadi
  • Produção EUA, 2022
  • Criação Patrick McKay e J.D. Payne
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.