Ativistas colam mãos e tentam pintar obra de Warhol na Austrália; vídeo

Quadro, que era protegido e não foi danificado, virou alvo de grupos que querem estragar pinturas em prol do meio ambiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Canberra (Austrália) | AFP

Ativistas ambientais colaram suas mãos sobre as proteções transparentes da obra "Campbell's Soup" uma das mais famosas criações de Andy Warhol. A obra não foi danificada, segundo a Galeria Nacional da Austrália em Canberra, local onde está exposta.

Funcionário carrega a obra "Campbell's Soup," do pintor americano Andy Warhol - Dani Cardona/Reuters

O protesto foi realizado por um grupo chamado "Stop Fossil Fuel Subsidies Australia", algo como pare com os subsídios aos combustíveis fósseis na Austrália em português. É a mais recente manifestação nesse sentido depois de uma série de ações semelhantes que ocorreram nos últimos meses com obras de arte no mundo todo.

As ativistas também pintaram as camadas protetoras das diferentes telas que compõem a obra. Esses vidros foram removidos para serem limpos.

O museu relatou o ocorrido em um comunicado e enfatizou que isso ocorre "após incidentes semelhantes aqui e no exterior".

A obra afetada é uma variação da famosa "Campbell's Soup" que Warhol fez pela primeira vez entre 1961 e 1962 e que se tornou um dos símbolos mais reconhecidos da arte pop americana. Warhol é considerado o pai desse movimento.

Os ativistas alegaram que escolheram este trabalho para apontar o "perigo do capitalismo". "Andy Warhol ilustrou o consumismo desenfreado nestas séries icônicas. Agora temos um capitalismo desenfreado", disseram em comunicado.

Outros ativistas ambientais recentemente colaram as mãos nas molduras de duas pinturas de Goya em Madri. Um grupo também jogou sopa nos "Girassóis" de Van Gogh em Londres e ativistas passaram purê numa obra de Claude Monet na Alemanha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.