Ativistas jogam farinha em obra milionária de Andy Warhol; veja vídeo

Carro estilizado pelo artista americano era exibido pela primeira vez numa mostra em Milão, na Itália

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ativistas ambientais jogaram oito quilos de farinha sobre uma obra de Andy Warhol que estava em exposição na mostra "Andy Warhol: A Publicidade da Forma", em Milão, na Itália. A criação do artista é avaliada em 10 milhões de euros.

Obra de Andy Warhol foi coberta de farinha por ativistas ambientais em mostra dedicada ao artista em Milão, na Itália
Obra de Andy Warhol foi coberta de farinha por ativistas ambientais em mostra dedicada ao artista em Milão, na Itália - Flavio Lo Scalzo/Reuters

A obra que foi coberta de farinha é um carro BMW M1 1979 estilizado pelo artista americano. Warhol é considerado o pai da arte pop.

O protesto foi realizado pelo grupo chamado Última Geração, uma vertente italiana do Extinction Rebellion —algo como Rebelião da Extinção—, movimento que diz lutar contra o colapso do clima.

Tentar estragar obras de arte famosas virou moda recentemente entre ativistas ambientais de todo o mundo. Pessoas colaram as mãos no vidro que cobria a obra "Campbell's Soup", do próprio Warhol, na Austrália. Um grupo jogou sopa nos "Girassóis" de Van Gogh em Londres. Na Alemanha, ativistas passaram purê numa obra de Claude Monet.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.