Descrição de chapéu
grammy

Grammy pode enfim celebrar Beyoncé, líder em indicações para 2023

Disputando nove troféus, cantora tem chances reais de alcançar posto de artista mais premiada da história da música

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com as indicações deste ano para a edição de 2023 do Grammy —a maior premiação da indústria musical, que soltou sua lista de nominados nesta quarta-feira, 15—a cantora norte-americana Beyoncé adiciona mais um recorde a sua já extensa lista de triunfos.

Agora, com as nova leva de indicações, além de ser a mulher mais vitoriosa da história do Grammy —são 28 prêmios, quatro deles conquistados na última edição— ela também alcança a marca de Jay-Z, seu marido e também parceiro musical, como a artista com maior número de nominações nos 63 anos da premiação. Ambos foram indicados 88 vezes.

mulher negra sobre cavalo de gelo
Capa do álbum 'Renaissance' de Beyoncé; cantora foi indicada nove vezes ao Grammy 2023 pela obra - Divulgação

A nova marca é resultado de "Renaissance", disco de pegada dançante lançado pela artista em 29 de julho deste ano. Com ele, a cantora terá nove chances de crescer sua lista de estatuetas —inclusive nas categorias de álbum, gravação e música do ano, as mais importantes da premiação.

Caso leve para casa ao menos quatro estatuetas em 2023, Beyoncé superará o maestro Georg Solti, contemplado 31 vezes pelo Grammy, e será alçada ao posto de pessoa mais premiada da história.

Seria um aceno importante à artista, que, embora colecione indicações, têm histórico de ser injustiçada pelo Grammy —com exceção de "Single Ladies (Put A Ring On It)" escolhida como música de 2010, todas as outras vitórias de Beyoncé foram em categorias secundárias ou nichadas, como R&B, rap e urban music, comumente citadas por críticos como artifícios para premiar artistas negros mas deixá-los de fora das categorias principais.

A chance de recorde ganha camada extra após a histórica derrota de "Lemonade", de 2016, tido até hoje como o mais grandioso trabalho já feito pela cantora. O álbum foi preterido na edição de 2017 por "25", de Adele. Neste ano, a inglesa foi indicada em sete categorias com "30", e enfrentará Beyoncé novamente em parte delas.

Outro ponto que pode aumentar as chances de vitória de Beyoncé é a ausência de "Midnights", de Taylor Swift, queridinha do Grammy, que lançou seu disco após o período necessário para que ele se tornasse elegível —a cantora, que já levou onze estatuetas, fica como um problema para os concorrentes de 2024.

Não é incomum que artistas concentrem várias indicações em uma mesma edição do Grammy. Além de Beyoncé e Adele, apareceram mais de uma vez nomes como o de Kendrick Lamar, que teve oito indicações para o álbum "Mr. Morale & The Big Steppers", e Brandi Carlile, outra do rol de cantoras que a academia gosta de indicar com frequência.

homem e mulher no quarto com crianças no colo
Capa de 'Mr. Morale & the Big Steppers', quinto disco do rapper americano Kendrick Lamar - Reprodução

Apesar dos possíveis recordes de Beyoncé e da feliz inclusão de Anitta entre os indicados, a lista não guarda grandes surpresas. Apareceram, por exemplo, artistas em que o Grammy já aposta há certo tempo, como Harry Styles, Lizzo e Doja Cat.

Os escolhidos para concorrer à estatueta de revelação comprovam, novamente, que o prêmio tem dificuldade em reconhecer com mais rapidez o que há de fresco na música mundial e que escape do radar norte-americano.

Isso fica explícito com o atraso na inclusão de Anitta e da banda Maneskin na categoria —embora estejam em seu auge no mercado internacional, a cantora tem uma carreira de mais de uma década e o grupo italiano já tem chamado atenção há alguns anos.

O porto-riquenho Bad Bunny, por exemplo, que já havia feito barulho em 2020, sequer foi considerado como uma revelação. Com o elogiado "Un Verano Sin Ti", passou direto para categorias maiores, como álbum do ano —é a primeira vez que um artista indicado a categorias latinas chega a tal posto, aliás. Somado à presença de Anitta, pode mostrar um esforço do Grammy para finalmente calibrar seu olhar e dar devida importância ao que não é cantado em inglês.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.