Elon Musk deveria se isolar em Marte, diz físico vencedor do Nobel da espiritualidade

No Fronteiras do Pensamento, brasileiro Marcelo Gleiser disse que o homem deve encarar a finitude para pensar no futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"As ideias de Elon Musk são perigosas. Ele podia ir para Marte e ficar lá, sozinho." A frase, que até poderia ter surgido no Twitter —a rede social que o bilionário adquiriu recentemente—, é do astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser, único latino-americano a vencer o prêmio Templeton, uma espécie de Nobel do diálogo entre a ciência e a espiritualidade, durante sua palestra no ciclo de encontros Fronteiras do Pensamento nesta segunda-feira, no teatro Claro, em São Paulo.

A fala despertou aplausos do público, mas veio de forma inesperada, em meio a uma apresentação do físico sobre como a humanidade deve se reinventar na era digital. A palestra foi a última desse ciclo do evento no ano, dedicada a discutir como a tecnologia e a vida interagem na contemporaneidade.

O astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser - Divulgação

Professor no Dartmouth College, nos Estados Unidos, Gleiser carrega um título que foi dado a outras figuras do nível de madre Teresa de Calcutá, do 14º dalai-lama e do ativista sul-africano Desmond Tutu.

Partindo da perspectiva budista, o físico enxerga a ciência como uma faca de dois gumes para a humanidade. Ainda que tenha sido crucial para o desenvolvimento da humanidade, ampliando a expectativa de vida e a população global, ele acredita que o conhecimento científico também afastou a espiritualidade humana de sua conexão com a natureza, mecanizando a relação com a terra e instigando sua exploração.

Esse pensamento viria de Copérnico, segundo Gleiser, que denota como a sociedade da época rompeu com a ideia de que ela e o planeta eram o centro do universo ao descobrir que a Terra não era o centro da existência. Isso teria se prolongado com o iluminismo, que pelo colonialismo espalhou por todas as regiões a noção de civilização pela exploração da terra e a crença de um Deus inalcançável.

Por isso, Gleiser diz que o futuro da humanidade passa pela retomada da compreensão de que a existência de vida e do planeta são únicos e belos, além da crença de que o indivíduo pertence a uma rede global.

"Você precisa se maravilhar com o mistério da existência, com o fato de que nunca teremos respostas para tudo", explica o físico. "Isso nos torna uma espécie mágica e nosso planeta também. O universo tem uma história porque nós estamos aqui para contar."

Musk representaria uma antítese desse pensamento, no raciocínio de Gleiser. O acadêmico brincou com a figura do presidente-executivo da SpaceX enquanto explicava aos presentes o "efeito perspectiva", uma mudança cognitiva sentida por astronautas durante viagens espaciais que envolve, segundo ele, perceber "a importância cósmica do nosso planeta". Em vez de prolongar a exploração para o espaço, Gleiser acredita que a humanidade precisa se reconectar com a natureza.

Gleiser ainda comenta que a sociedade precisa acreditar no que define como biocentrismo —"o fato que a matéria pode existir desse jeito e que nós, seres humanos, podemos fazer a diferença nesse processo". É o que considera como espiritualidade secular, que passa pelo entendimento da existência como mistério em si.

"Essa é a grande revolução do século 21. Nós vamos perder uma grande chance de civilização se não ensinarmos isso nas escolas", define.

O palestrante também comentou os efeitos da Covid-19 na sociedade. A pandemia teria paralisado a máquina da industrialização e, da mesma forma que enchentes e terremotos, voltou a mostrar que o homem e a ciência não estão estão acima da natureza.

"Nossa espécie está ficando desesperada porque não encontra um caminho para a felicidade. A pandemia foi fundamental no entendimento de que fazemos parte de uma rede global e que tudo tem uma história por trás", disse.

O ciclo Fronteiras do Pensamento continua com uma programação online e presencial em Porto Alegre até novembro.

Fronteiras do Pensamento - Tecnologias para a Vida

  • Quando Até 18 de novembro
  • Preço Ingressos a partir de R$ 663,60
  • Link: https://fronteiras.com/
  • Promoção Assinante Folha tem 30% de desconto
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.