Descrição de chapéu Twitter

Kanye West é criticado por Joe Biden por elogiar Hitler e afirmar que ama os nazistas

Presidente dos Estados Unidos não cita o artista, mas escreve no Twitter que 'Hitler foi uma figura demoníaca'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, se posicionou contra o antissemitismo nesta sexta-feira, na esteira de comentários sobre o tema de Kanye West, que mudou de nome para Ye.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos - REUTERS/Kevin Lamarque

"Eu só quero deixar algumas coisas claras. O Holocausto aconteceu. [Adolf] Hitler era uma figura demoníaca", escreveu o presidente na conta oficial do cargo na rede social Twitter. Ele ainda acrescentou que "líderes políticos deveriam chamar a atenção e rejeitar o antissemistismo onde quer que ele se esconda", em vez de dar uma plataforma a discursos do tipo. O artista não é citado na publicação.

Os comentários de Ye foram feitos durante uma participação no programa de Alex Jones, dono do canal Infowars, conhecido por espalhar teorias da conspiração e ideias da extrema direita. Discutindo a reação do público às suas opiniões antissemitas, o rapper chegou a afirmar que via coisas boas no líder do partido nazista alemão e que "todo ser humano tem algo de valor para trazer à mesa, especialmente Hitler".

Ye ainda atribuiu falsamente as invenções das rodovias e do microfone ao ditador e declarou amar nazistas e judeus.

Desde as declarações no programa, o artista enfrenta uma nova onda de represálias. Elon Musk, atual CEO do Twitter, anunciou no fim da quinta-feira a suspensão da conta do rapper, por causa de uma publicação de uma imagem que combinava a estrela de Davi com a suástica nazista.

Ele também já havia perdido contratos com empresas como a Adidas e Balenciaga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.