Descrição de chapéu
Livros

Livro 'Tempo Final' ficcionaliza últimos dias de Beckett com ousadia

Primeiro livro de Maylis Besserie é corajoso ao tomar como personagem um monstro da literatura em momento frágil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isadora Sinay

Tempo Final

  • Preço R$ 68 (160 págs.)
  • Autoria Maylis Besserie
  • Editora Nós
  • Tradução Lívia Bueloni Gonçalves

"Tempo Final", primeiro livro de Maylis Besserie, uma produtora de rádio francesa, foi vencedor do Goncourt de melhor romance de estreia em 2020 e ficcionaliza os últimos dias de vida de Samuel Beckett, quando o escritor vivia no Tiers-Temps, espécie de casa de repouso pública em Paris, onde morava desde 1928.

O livro é dividido em três partes, primeiro, segundo e terceiro tempo, cada um representando um estágio da lenta deterioração mental do autor enquanto ele se prepara para a morte e revisita seus temas mais caros, como a linguagem, o exílio e o imaginário irlandês.

O escritor Samuel Beckett em retrato feito por Henri Cartier-Bresson
O escritor Samuel Beckett em retrato feito por Henri Cartier-Bresson - Henri Cartier-Bresson/Magnum Photos/National Portrait Gallery

A primeira parte do livro apresenta um Beckett ainda lúcido e conjuga de forma extraordinária um fluxo de consciência narrado em uma voz que lembra com precisão o estilo do escritor, seu ritmo fragmentado e quase sincopado de escrita.

A voz pessoal de Besserie apresenta o romance como um esforço conjunto, ao mesmo tempo imaginação e homenagem, ficcionalização e incorporação do homem real. Conforme o livro avança, e o estado mental do autor se desorganiza, o tom da escritora se impõe, mas sem nunca perder o texto de seu objeto de vista.

É um trabalho difícil e também corajoso tomar como personagem grandes mestres da literatura e há algo de especialmente desobediente em uma jovem mulher que decide encarar um monstro sagrado em seu momento de fragilidade.

O Sam que Besserie apresenta é um gênio e um idoso, alguém que ela reverencia, mas a quem não teme e que manipula com a liberdade necessária à ficção. O uso de referências e ecos textuais enriquece essa incorporação —Besserie está invocando não apenas Beckett a pessoa, mas Beckett o escritor. É talvez a maior qualidade do livro a forma como ela alinhava os dois enquanto tematiza justamente o papel dos gigantes literários.

James Joyce, amigo pessoal de Beckett por muitos anos e um escritor quase diametralmente oposto a ele em muitos sentidos, reaparece o tempo todo nas divagações do protagonista, ora como amigo, ora como o monumento maior da literatura irlandesa, alguém a quem Beckett deve satisfações toda vez que escolhe seguir seu próprio caminho.

Uma dessas diferenças mais importantes está na língua escolhida por cada um deles —Joyce, um escritor de língua inglesa, representa aqui uma lealdade espiritual com a Irlanda que Beckett abandona ao passar para o francês. Ao longo de toda a sua carreira o autor escreveu em uma língua adotada e tornou essa passagem objeto e tema do texto.

Esse romance o representa ainda obcecado com as passagens, semelhanças e diferenças das línguas, um tema que a tradução faz um excelente trabalho em manter.

A primeira parte do romance, quando todos esses temas e reflexões são trazidos de forma mais robusta, é a mais interessante. Inclusive porque a autora alterna esse fluxo de consciência do personagem com fichas médicas e observações externas, um recurso formal que ajuda a montar o panorama de vida interior e exterior desse personagem que supomos conhecido.

Contudo, conforme o livro avança, embora uma abordagem original sobre a mortalidade se apresente, o leitor acaba preso em um grande pensamento repetido, com fantasmas que fazem cada vez menos sentido. Esse processo é certamente adequado ao tema e bastante realista, mas enquanto literatura um pouco menos atraente que um Beckett em plena posse de seus poderes mentais.

Ainda assim, "Tempo Final" é um livro notável, rico e ousado, anúncio de uma escritora complexa e original.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.