Paulo Vieira apresenta posse de Lula apesar de restrições da Globo sobre atos políticos

Em época de eleição, emissora impõe regras sobre postura de atores e apresentadores contratados para o seu elenco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Paulo Vieira, humorista da TV Globo, vai apresentar o evento da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, como presidente da República, mesmo com as diversas orientações da emissora que restringem manifestações políticas de seus funcionários.

Paulo Vieira - Instagram

A Globo não proíbe que atores e apresentadores se manifestem politicamente, mas estabelece regras. Em nota, a emissora disse à reportagem que os funcionários não podem integrar campanhas de quaisquer candidatos ou partidos políticos, se estiverem no ar em alguma atração.

Os funcionários não podem vincular seu posicionamento à emissora e apresentadores também não têm permissão para traçar paralelos políticos diretos durante seus programas.

As orientações não impedem, no entanto, que artistas e apresentadores declarem apoio em ocasiões como entrevistas, eventos ou aparições que não tenham relação com a emissora.

As manifestações devem ser "feitas no âmbito privado" e "não podem comprometer a percepção do público sobre a isenção da empresa", diz a nota. A Globo afirma manter "sua posição de neutralidade e isenção".

Nas suas redes sociais, Vieira já havia declarado voto no petista. Antes do segundo turno da corrida presidencial deste ano, o humorista usou o Twitter para convidar eleitores indecisos a conversar com ele. "Vocês têm algum parente que pode ser convencido por mim a votar no Lula? Essa semana vou ligar para um monte de gente", escreveu na postagem.

Vieira também esteve em um encontro promovido pela campanha do PT entre artistas e intelectuais, em setembro. O humorista compareceu, inclusive, ao casamento de Lula e Janja.

No evento da posse, organizado por Janja da Silva, haverá apresentações de Paulinho da Viola, Margareth Menezes, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves. Os artistas se somam a nomes como Pabllo Vittar, Gaby Amarantos, Martinho da Vila, Gilsons e Teresa Cristina que já estavam confirmados para a posse do petista. Ao todo, segundo Janja, serão mais de 20 apresentações.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.