Feira de Niemeyer entra na lista de patrimônio mundial da Unesco em perigo

Segundo organização, estado de conservação da Feira Internacional Rashid Karami em Trípoli é 'alarmante' e mostra riscos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP | AFP

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, incluiu nesta quarta-feira (25) a Feira Internacional Rashid Karami, de Trípoli, em sua lista de patrimônio mundial em perigo.

Feira Internacional Rachid Karami,
Feira Internacional Rachid Karami, em Trípoli - Anthony Saroufim

Localizada em Beirute, esta é uma das maiores obras da arquitetura moderna do século 20 assinada por Oscar Niemeyer.

"Pela escala e riqueza de sua expressão formal, a Feira é uma das obras mais representativas da arquitetura moderna do século 20 no Oriente Médio árabe", comunicou o órgão da ONU em uma nota.

Em uma reunião extraordinária, o comitê do patrimônio mundial tomou a decisão ao alertar sobre seu "alarmante estado de conservação", "a falta de recursos financeiros para seus cuidados" e o "risco latente" de projetos que podem danificar a construção.

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer idealizou a feira internacional em 1962 na cidade de Trípoli, um símbolo "da política de modernização iniciada pelo Líbano no ano de 1960", especificou o comunicado.

O comitê também decidiu incluir nesta lista, que abre o acesso aos mecanismos de assistência internacional, os monumentos do antigo reino de Saba em Marib, no Iêmen, devido ao conflito que atinge este país da península arábica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.