Descrição de chapéu
Televisão

No BBB e na fama, o que separa subcelebridades das celebridades reais?

Universo dos famosos é complexo, mas principal diferença está na forma como as pessoas se relacionam com o próprio trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Começa mais um ano e outra edição do Big Brother Brasil estreia nas telas da Globo. A 23ª edição do reality, que estreia nesta segunda-feira, já carrega um dilema —a falta de famosos de verdade no elenco. O programa, que já impulsionou a carreira pública de nomes como Sabrina Sato e Grazi Massafera, ganha uma temporada cheia de subcelebridades desconhecidas.

Mas, afinal, como é possível avaliar quem é celebridade e quem não é? Ainda que exista uma zona cinzenta entre os polos da fama, é possível desenhar algumas perspectivas. A diferença principal entre as grandes estrelas e as subcelebridades está na relação delas com a fama e o trabalho.

Grazi Massafera - Instagram/massafera

Subcelebridades são famosos que ganham notoriedade pelos motivos mais curiosos possíveis. Na maioria dos casos pouco importa a qualidade do que produzem na música, no teatro ou no cinema.

Há, por exemplo, quem ganhe fama só porque leva um estilo de vida fitness e compartilha vídeos sobre o assunto nas redes sociais. Outros, especialmente após a pandemia, viralizam por causa de uma dancinha qualquer. Por fim, existem aqueles que caem nas graças do público só por ostentar um rostinho bonito.

Páginas de fofoca nas redes sociais alavancam o sucesso dessas figuras, que se beneficiam quando surgem nos assuntos mais comentados do Twitter. Fotos picantes, vídeos íntimos e polêmicas também são palavras-chave.

Subcelebridades são pessoas geralmente conhecidas por terem aparições controversas na internet ou na televisão, porque namoram celebridades de verdade ou porque têm corpos dentro dos padrões de beleza da sociedade.

As grandes estrelas, por sua vez, até gostam de ser assunto e ver seu rosto nas revistas e portais de notícia, mas geralmente querem usar isso para alavancar o próprio trabalho. O foco dessas figuras está na carreira.

Atores querem ser reconhecidos por sua atuação e músicos por sua música. Se uma polêmica ou outra os ajuda a figurar entre os assuntos do momento, pode ser bom se chamar atenção para o trabalho que realizam.

Definidos tais estereótipos, vale lembrar que o mundo da fama é complexo. Há pessoas que nascem subcelebridades, mas guardam um talento que as faz ascender —é o caso de Grazi Massafera. Anos antes de o BBB cogitar escalar pseudoestrelas, o programa recebeu uma paranaense, a princípio anônima, que só precisava de um empurrãozinho para se tornar uma das atrizes mais talentosas da Globo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.