Descrição de chapéu The New York Times Filmes

Saiba o que é verdade ou mentira em 'Os Fabelmans', filme de Steven Spielberg

Obra de tom autobiográfico e nostálgico chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira cercado de muita expectativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sarah Bahr
Nova York | The New York Times

O novo filme semiautobiográfico de Steven Spielberg, "Os Fabelmans", repassa muitos temas comuns a cinebiografias —um garoto judeu, Sammy Fabelman, se apaixona pelo cinema depois de ficar fascinado com um desastre de trens no drama de 1952 de Cecil B. DeMille "O Maior Espetáculo da Terra", sobre um circo.

Gabriel LaBelle em cena do filme "Os Fabelmans", de Steven Spielberg
Gabriel LaBelle em cena do filme 'Os Fabelmans', de Steven Spielberg - Merie Weismiller Wallace/Divulgação

Ele se muda para o estado americano da Califórnia com a família e vira alvo de bullying antissemítico no colégio. O garoto não consegue escapar da sombra de seu pai, brilhante mas distante, e questiona se algum dia conseguirá ser alguém na vida. Mas outros acontecimentos, como quando sua mãe adota um macaco como pet, são um pouco mais inesperados.

Segue um guia para saber o que é real e o que é exagerado.

A mãe de Spielberg realmente se apaixonou pelo melhor amigo de seu marido?

Sim. No filme, Mitzi, papel de Michelle Williams, se apaixona pelo melhor amigo de seu marido, Bennie, vivido por Seth Rogen. Sua contraparte na vida real, Leah Adler, deixou seu marido, Arnold Spielberg, para ficar com um de seus melhores amigos, um homem chamado Bernie Adler. Os Spielbergs se divorciaram em 1966.

Durante anos o cineasta pensou que tivesse sido seu pai quem deixou sua mãe. Explicando por que ele e Leah decidiram que ele assumiria a culpa, Arnold Spielberg disse no documentário "Spielberg", de 2017, da HBO que "achei que doeria menos do que se fosse ela". "Eu ainda a amava." Leah e Bernie Adler se casaram em 1967.

Spielberg descobriu sobre o relacionando assistindo a imagens que filmou numa viagem para acampar?

Sim. Spielberg disse ao crítico de cinema do New York Times A.O. Scott em entrevista recente que o momento mais dramático da revelação mostrado no filme aconteceu de fato. "Acho que uma das coisas mais difíceis foi ter que me sentar e decidir o que expor, porque aquele foi o maior segredo que minha mãe e eu compartilhamos desde que o descobri, quando eu tinha 16 anos", disse.

Sua mãe trouxe um macaco para casa?

Parece difícil acreditar, mas a resposta é sim. Antes de morrer –em 2017, aos 97 anos de idade—, Leah Adler disse no documentário da HBO que estava numa loja de pets em Phoenix, nos Estados Unidos, quando viu um macaco deprimido por ter sido separado de sua mãe. Ela o levou para casa numa gaiola no banco de trás do jipe e, exatamente como Mitzi no filme, o adotou como pet para seus quatro filhos.

Spielberg disse ao portal The Hollywood Reporter que o macaco "era uma distração ótima, mas também um companheiro terapêutico para minha mãe, que naquele momento das nossas vidas passava por uma depressão profunda".

A mãe de Spielberg era pianista clássica profissional?

Sim. Ela aprendeu a tocar piano aos cinco anos de idade e estudou no Conservatório Musical de Cincinnati. Como Mitzi, ela abandonou a carreira musical para criar seus filhos.

Spielberg era o único aluno judeu em sua escola?

Pode não ter sido o único, mas era sem dúvida um dos muito poucos. "Eu me sentia como se fosse o único judeu do colégio", disse em entrevista à editora Behrman House. "Queria simplesmente negar que eu era judeu. Sentia vergonha de viver numa rua onde, no Natal, nossa casa era a única em que apenas a luz na varanda ficava acesa. Eu queria demais ser assimilado."

Como é visto em "Os Fabelmans", depois de se mudar para a Califórnia no último ano do colégio ele foi vítima de bullying por dois colegas de classe. "Eles me batiam e davam chutes. Duas vezes me deixaram com o nariz sangrando. Era horrível", ele disse ao New York Times em 1993.

Ele namorou uma garota cristã no colégio que o tentou converter?

Não está claro. A namorada de Sammy no filme, Monica Sherwood, papel de Chloe East, faz de tudo para tentar converter o rapaz, tendo uma vez, antes de os dois trocarem beijos e amassos ardentes, ter mandado Sammy tentar "inalar" Cristo. Segundo o Los Angeles Times, Monica seria inspirada numa garota com quem Spielberg saiu na sétima série, mas o próprio diretor não falou sobre isso.

Spielberg, quando era adolescente, realmente encontrou o diretor John Ford em sua sala de trabalho? Ford estava com marcas de batom vermelho em todo o rosto?

Sem sombra de dúvida. Spielberg disse no Festival Internacional de Cinema de Toronto que o encontro com Ford quando ele tinha 15 anos se deu exatamente como é mostrado no filme, "palavra por palavra, nada mais, nada menos" –incluindo as marcas de beijos cobrindo o rosto do cineasta e a "aula" que este deu a ele sobre o posicionamento do horizonte em vários quadros em sua parede.

Ele quase desistiu de fazer filmes no início de sua carreira?

Sim, mas não por causa do que aconteceu com seus pais. Com 16 anos de idade, Spielberg teve uma crise de confiança depois de assistir ao épico "Lawrence da Arábia", de David Lean.

"Quando o filme terminou, eu não queria mais ser diretor, porque o nível que teria que alcançar era alto demais", ele disse no documentário da HBO.

"Tive uma reação muito profunda ao filme. Voltei e assisti de novo uma semana mais tarde. Assisti ao filme uma semana depois disso e assisti novamente na semana seguinte. Então entendi que não havia mais como voltar atrás. Era isso que eu ia fazer na vida, ou morreria tentando."

Tradução Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.