Descrição de chapéu Televisão

'Travessia' marca pior audiência da história das novelas das nove da Globo

Folhetim marcou 14,48 pontos no dia 31; a roteirista Gloria Perez não nega o número e briga com internautas por ortografia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A novela "Travessia", de autoria de Gloria Perez bateu novamente o recorde de pior audiência para uma novela das nove da Globo na noite de 31 de dezembro de 2022, com 14,48 pontos.

Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, o folhetim havia atingido a maior baixa até então registrada, de 14,7 pontos.

Em foto colorida, mulher de blusa rosa sorri ao ser fotografada próxima a janela
A roteirista Gloria Perez - Divulgação/TV Globo

Gloria Perez levou sua insatisfação às redes e respondeu ao perfil Choquei no Twitter. A conta havia noticiado o resultado de audiência com um tuíte, que dizia "no dia 31, 'Travessia' registrou apenas 14,48 pontos de audiência; esse é o pior índice da história para uma novela no horário".

Sem negar os números apontados, Perez se limitou a alfinetar o perfil e disse "no caso, 'História' é com 'H' maiúsculo, tá? De nada. Feliz ano novo". A roteirista incluiu emojis de taças brindando e uma rosa.

A questão levantada por ela, porém, não é unanimidade e até historiadores discutem a grafia da palavra.

A alfinetada de Perez somada ao resultado baixo de audiência reiteram a dificuldade de adesão do público que "Travessia" vem enfrentando.

Com enredo inspirado em casos de cancelamento e fake news, a novela estava mergulhada em escândalos —da participação de Cássia Kis, atriz fervorosa apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha presidencial do ano passado, até a escolha pela influenciadora e ex-BBB Jade Picon para um dos papéis principais.

Gloria Perez já era figurinha carimbada nas listas de piores audiências de novelas das nove com "Salve Jorge", de 2012. A novela sucedeu o hit "Avenida Brasil" e marcou 33,97 pontos de média de audiência. A crítica classificava a trama, sobre tráfico humano, um dos piores trabalhos de Perez.

Até agora, a novela que terminou com a pior média geral da história foi "Um Lugar ao Sol", de 2021, com 22,3 pontos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.