Descrição de chapéu Congresso Nacional

'Trigal na Serra' é a primeira obra de arte restaurada após danos em atos golpistas

Quadro de Guido Mondin foi encontrado no chão, separado da moldura, encharcado e com arranhões de fragmentos de vidro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Senado finalizou nesta segunda (30) o processo de recuperação da primeira de 14 obras de arte que foram danificadas em meio à invasão da Praça dos Três Poderes no último dia 8 de janeiro.

A peça é o quadro "Trigal na Serra", de Guido Mondin, que voltará a ser exposto na recepção da presidência da Casa.

O auxiliar parlamentar do Serviço de Conservação e Preservação do Museu (SECPM), Raimundo Nonato Nascimento Soares, exibe resultado da restauração de 'Trigal na Serra', de Guido Mondin - Jefferson Rudy/Agência Senado

Pintado em 1967 por Guido Mondin, a tela foi encontrada no chão e separada da moldura na ocasião do ataque. No ataque, a pintura acabou encharcada e sofreu alguns arranhões graças a estilhaços de vidro.

De acordo com o Senado, a restauração foi feita no laboratório da Casa, que retirou fungos e os fragmentos durante o processo. Uma prensa também foi utilizada para planificar a tela, dado que esta ficou empenada pela umidade.

A peça faz parte de uma produção de quatro mil obras produzidas por Mondin, que estão expostas ao redor do país, dos Estados Unidos e do continente europeu. O pintor também foi deputado federal e ministro do Tribunal de Contas da União, o TCU, antes de sua morte em 2000, aos 88 anos de idade.

Até o momento, os danos causados pela invasão aos prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal chegam aos R$ 18,5 milhões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.