Descrição de chapéu Televisão

Episódio de 'Os Simpsons' que critica China é retirado do Disney+ em Hong Kong

Programa não é o primeiro da série omitido por ir contra os interesses do governo de Pequim, que interfere na política local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O serviço de streaming Disney+ de Hong Kong omitiu um episódio recente de "Os Simpsons" que critica a China, associando o país a trabalho infantil.

No segundo episódio da última temporada do desenho, Lisa é chamada para participar de um júri enquanto Marge fica obcecada com sua bicibleta ergométrica. Marge assiste a um passeio virtual enquanto pedala em que aparece uma imagem da Grande Muralha da China.

Os Simpsons - Divulgação/Fox

"Contemple as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalho forçado onde crianças fazem celulares", narra o instrutor do passeio virtual.

Hong Kong é uma região com certa independência do governo de Pequim. O território foi uma colônia britânica até 1997, quando China e Reino Unido assinaram um acordo que tornava a região autônoma por 50 anos —que não foi respeitado pela China.

Em 2020, a China decreteu a Lei de Segurança Nacional em Hong Kong, que proíbe cisões, subversão, terrorismo e a atuação junto a organizações estrangeiras contra interesses de Pequim.

A menção aos campos de concentração parecem ser uma referência aos campos de concentração em que o país prende uigures. Em 2021, o Departamento de Estado dos Estados Unidos estimou que até dois milhões de pessoas pertencentes ao povo de origem turcomena e a outros grupos étnicos eram mantidas em uma rede de campos de concentração em Xinjiang.

O governo chinês nega as denúncias e alega que suas medidas são tomadas para combater o terrorismo no país e favorecer o crescimento econômico da região.

A Disney já tinha removido outro episódio de "Os Simpsons" em Hong Kong, que mostrava a Praça Celestial, lugar de Pequim que sediou um massacre de manifestantes pacíficos em 1989.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.