Gustavo Dudamel se torna diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Nova York

Maestro deve assumir nova posição em 2025 e torna Susanna Mälkki sua sucessora na Orquestra Filarmônica de Los Angeles

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gustavo Dudamel vai deixar a Orquestra Filarmônica de Los Angeles para se tornar diretor artístico da de Nova York. A mudança foi anunciada hoje, de maneira coordenada pelo maestro e Deborah Borda, presidente da Orquestra Filarmônica de Nova York.

O maestro venezuelano Gustavo Dudamel - Joel Saget/AFP

Apesar da rispidez dos anúncios, o processo de transição é lento. Atual diretor musical da instituição de Nova York, o holandês Jaap van Zweden está previsto para continuar no cargo até junho de 2024, quando deve dar lugar a um ano de maestros convidados. Depois desse período, a expectativa é que Dudamel assuma a posição apenas no segundo semestre de 2025, sendo oficializado na mesma em 2026.

O planejamento prévio, porém, exigiu que ambas as organizações confirmassem a mudança agora. "Quando se busca o condutor mais desejado do mundo, você precisa fazer as coisas diferentes", disse Borda no comunicado oficial da Filarmônica de Nova York, onde também confirmou que o interesse no novo diretor veio da orquestra. Para a presidente, a adição representa "uma nova era de ouro" na organização.

A saída de Dudamel da Orquestra Filarmônica de Los Angeles encerra um período de 17 anos do maestro no grupo, o qual assumiu em 2009 no lugar do também célebre Esa-Pekka Salonen. Durante esses anos, ele se tornou uma figura célebre na cultura pop, aparecendo em episódios de séries como "Os Simpsons" e "Mozart in the Jungle", além de participar de produções hollywoodianas como "Star Wars: O Despertar da Força" —no qual conduziu a orquestra em nome do compositor John Williams.

O destino do cargo da Filarmônica de Los Angeles é incerto. Até o momento, Dudamel apenas garantiu que Susanna Mälkki atuará como maestro principal, o que faz dela a primeira mulher a liderar uma orquestra desse nível.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.