Harvey Weinstein recebe nova sentença e pode passar o resto da sua vida preso

Ex-todo-poderoso de Hollywood e pivô do movimento MeToo foi condenado a 16 anos de cadeia por estupro, a segunda sentença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP e Reuters

Harvey Weinstein foi condenado a 16 anos de prisão nesta quinta-feira, o que significa que o ex-magnata de Hollywood, símbolo da masculinidade tóxica que veio a caracterizar o movimento MeToo, passará seus últimos anos de vida atrás das grades.

Weinstein, de 70 anos, já está cumprindo uma condenação de 23 anos por agressão sexual em um processo que terminou em 2020, em Nova York.

O ex-produtor Harvey Weinstein durante julgamento em Los Angeles - Etienne Laurent - 23.fev.23/AFP

A sentença desta quinta, relativa ao estupro de uma atriz há uma década, foi lida num tribunal de Los Angeles, quase dois meses depois que seu julgamento na cidade o condenou por estupro e abuso sexual. Os promotores haviam pedido a pena máxima de 24 anos de prisão, sem direito a liberdade condicional.

A identidade da vítima é mantida em segredo.

Durante um mês, os 12 membros do júri em Los Angeles ouviram mulheres, que na época buscavam fazer seu nome no showbusiness, acusar o magnata do cinema de as encurralar e violentar em quartos de hotel.

As mulheres, incluindo a agora primeira-dama da Califórnia, Jennifer Siebel-Newsom, detalharam encontros sexuais que teriam ocorrido contra a sua vontade e sob coerção física ou psicológica.

Segundo elas, Weinstein se beneficiava da impunidade proporcionada por sua posição de poder na indústria do entretenimento.

Os investigadores o caracterizaram como um predador sexual que usava sua influência para pressionar e abusar de mulheres, se aproveitando também de seu porte físico para as intimidar.

Por sua vez, a defesa argumentou que as relações de Weinstein eram consensuais e centradas na ideia de que todos os encontros eram em forma de transações, com mulheres que buscavam uma oportunidade na competitiva indústria cinematográfica.

O júri o considerou culpado de abusar sexualmente de uma das mulheres, mas o absolveu das acusações de agressão por uma segunda mulher e não chegou a um consenso sobre as acusações relacionadas a outras duas supostas vítimas, incluindo a primeira-dama da Califórnia.

Rumores sobre o comportamento do produtor de "Pulp Fiction" e "Shakespeare Apaixonado" circularam por anos em Los Angeles, mas não foram contestados até 2017, quando foram publicadas acusações explosivas de várias mulheres contra ele, que o acusavam de comportamento abusivo.

As denúncias foram consideradas a origem do movimento MeToo, que levou dezenas de mulheres a denunciar a violência sexual no trabalho e o abuso de poder.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.