Descrição de chapéu

Paramore lança 'This Is Why', disco político que traz o melhor da banda

Grupo retorna de hiato de seis anos com letras que discutem saúde mental e sociedade em álbum que atualiza seu repertório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

This Is Why

A banda Paramore interrompeu seu hiato de quase seis anos. O novo disco "This Is Why", lançado nesta sexta-feira, marca o retorno do grupo que despontou nos anos 2000 durante o auge do sucesso do emo e do pop punk. O grupo liderado pela vocalista Hayley Williams trará sua nova turnê ao Brasil com três shows em março.

É um álbum que chega rodeado de expectativas. "After Laughter", de 2017, foi o último projeto lançado pelo trio formado por Williams, Zac Farro e Taylor York, e surpreendeu os fãs na época ao trazer canções mais dançantes, eletrônicas e coloridas que as dos primeiros discos da banda.

Banda Paramore lança disco 'This Is Why' após hiato de seis anos - Zachary Gray/Divulgação

O "This Is Why" aposta agora numa mistura das várias facetas da banda e resgata o que havia de melhor nos projetos antigos –com toques de frescor.

Exemplo é o single que dá título ao álbum. Primeira do disco, a faixa alterna um refrão explosivo com uma melodia tímida nos versos. Ao escolher a canção para marcar a volta, é como se os três quisessem provar que não são mais os mesmos de anos atrás.

"The News" é feita para bater cabeça. Numa das letras mais politizadas do disco, Williams canta quase com raiva sobre a angústia que sente com a conduta da mídia. "A todo segundo nosso coração coletivo quebra/ todos juntos, as cabeças balançam/ ligue e desligue as notícias", diz no refrão. Ela ainda cita uma "guerra do outro lado do planeta", numa provável referência ao conflito em curso na Ucrânia.

Dá para notar que o trio quer mesmo investigar a sociedade. Williams cravou que este é o disco mais político da carreira do grupo em entrevista ao site Entertainment Weekly.

Ficar trancafiada em casa durante a pandemia parece ter inspirado Williams. Na mesma entrevista, ela conta que quis expressar nas novas letras o que vinha sentindo nos últimos tempos. "O álbum reflete a ansiedade que todos nós estivemos enfrentando. Mas temos esperança de que o disco e nossos shows sirvam para as pessoas se sentirem libertadas."

Ansiedade parece ser o tema de "Figure 8", uma das mais belas do disco. Na faixa, Williams compara a desolação da infinitude com a maneira como se sente. "Uma vez que você me deixa/ não sei como parar/ perdi meu caminho/ rodando numa infinita figura em forma de oito", diz.

Em comunicado publicado no Instagram nesta quinta-feira, o Paramore aqueceu os fãs com uma prévia curiosa do novo disco. Dizem na publicação que o projeto é feito para pessoas que têm agorafobia, o medo que surge com situações que podem causar pânico, ou para quem já sentiu sensações como resignação, superioridade e desconexão.

Não é a primeira vez que Williams faz música sobre saúde mental. Nas letras de "Petals for Armor", disco solo lançado durante o hiato do grupo, ela fala de traumas, depressão e do divórcio conturbado que teve com o músico Chad Gilbert.

A cantora alfineta agora um homem do seu passado em "Big Man, Little Dignity". "Eu deveria desviar o olhar porque sei que você nunca vai mudar/ continuo achando que agora vai terminar diferente, mas não/ grande homem, pouca dignidade/ sem ofensa, mas você não é íntegro", ela canta.

É um pop rock suave, do tipo que poderia estar no álbum "After Laughter", em que Williams cantava sobre temas delicados com músicas leves. "Running Out of Time", um desabafo sobre a incapacidade de lidar com a correria do dia a dia, também parece um descarte daquele disco.

O pop rock que deixou a banda famosa aparece em "You First", faixa que brinca com a dualidade entre bem e mal que as pessoas carregam. O refrão agitado lembra o que de melhor o grupo fez em discos como "Riot!", de 2007, e "Brand New Eyes", lançado em 2009.

Há até baladas, como a tristonha "Liar", que faz o ritmo cair vertiginosamente. "Crave" até eleva a sonoridade de novo, mas não explode.

A melodia volta a cair depois com vocais baixos à la Billie Eilish em "Thick Skull", a última faixa. A canção ganha força após o primeiro refrão –de forma semelhante à ótima "All I Wanted", lançada pelo grupo em 2009.

O Paramore lança agora um disco que soa saudosista e novo ao mesmo tempo. Como escreveram no Instagram, o "This Is Why" é feito para quem sente nostalgia por coisas que nunca experimentou nem sabia que queria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.