Nelly Furtado pede direitos autorais de 'Lovezinho', hit de Treyce no Carnaval

Música se tornou o sucesso do verão brasileiro, depois de um vídeo do influenciador e dançarino Xurrasco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora canadense Nelly Furtado cobrou os direitos autorais pelo uso da melodia de "Say It Right" no refrão de "Lovezinho", hit do Carnaval, criado por WK e cantado por Treyce. O sucesso foi catapultado por um vídeo do influenciador Xurrasco, que viralizou, fazendo a coreografia da música.

Nelly Furtado dançando 'Lovezinho'
Nelly Furtado dançando 'Lovezinho' - Nelly Furtado no Tiktok

Furtado chegou a entrar na brincadeira e também dançou o hit do verão brasileiro, gravando o momento num vídeo que se espalhou nas redes. Mas a editora Sony, que cuida do catálogo de suas composições, entrou em contato com os músicos brasileiros, cobrando os direitos autorais pela música.

Atualmente, os direitos de "Lovezinho" são divididos entre Treyce, representada pela editora M13, e MK, assessorado pela Warner, que detém a maior parte da autoria.

Ao podcast G1 Ouviu, WK disse estar aberto a ceder parte dos direitos para os artistas estrangeiros —a própria cantora canadense e os produtores americanos Timbaland e Danja. Segundo a Sony, o pedido partiu de um desejo de Furtado.

WK acredita que a porcentagem correta para os estrangeiros seria de 20%, mas a negociação está sendo feita diretamente pelas editoras. À frente da M13, Maílson Macedo diz estar agora empenhado em resolver a questão.

"É usado o sample da música de Nelly Furtado, não a tradução direta, mas, com o forte sucesso e tanta repercussão, estamos entrando em contato com todas as partes para regularizar os direitos da música", diz Macedo. O termo "sample" se refere a inserção de um trecho de uma música em outra.

O empresário conta que, desde o lançamento da música, sabia da necessidade de entrar em contato com os outros artistas. "Eu sabia que parte dos direitos iria para o mercado internacional", diz ele.

Perguntado, então, por que não regularizou a autoria mesmo antes do lançamento Macedo apenas afirmou que já estava tomando as mesmas ações em relação a "Me Chama de Amor", outro hit de Treyce, que usa a melodia de "Nothin'On You", do cantor Bruno Mars.

Treyce tem 17 anos e faz sucessos com suas versões para hits do pop internacional. Ela alia a carreira artística com a de influenciadora. Há dois anos, Thallita Treyce de Almeida Araújo já somava um milhão de seguidores no TikTok, por onde angariou boa parte de seus fãs. Além de "Lovezinho" e "Me Chama de Amor", ela é conhecida por "Malvadin", que acumula 60 mil vídeos no TikTok.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.