Descrição de chapéu Livros quadrinhos

Mauricio de Sousa perde vaga na Academia Brasileira de Letras para filólogo

Ricardo Cavaliere teve 35 votos na eleição desta quinta, enquanto pai da 'Turma da Mônica' teve apenas 2

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O filólogo Ricardo Cavaliere, de 69 anos, foi eleito na tarde desta quinta-feira para a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras, derrotando o quadrinista Mauricio de Sousa.

Cavaliere era a escolha imediata à vaga antes de o pai da "Turma da Mônica" apresentar seu nome na disputa, em março, em substituição à professora Cleonice Berardinelli, morta em janeiro aos 106 anos.

Seu favoritismo parecia ameaçado pelo cartunista, mas a realidade acabou mostrando o contrário. Ele teve 35 votos contra apenas dois em favor de Mauricio.

homem idoso de colete preto contra fundo preto segunda boneco de cachorro azul
O quadrinista Mauricio de Sousa, criador da 'Turma da Mônica' - Caio Gallucci

Doutor em língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, Cavaliere é um dos maiores especialistas em letras e linguística do país.

Após o doutorado, pesquisou ao lado de Evanildo Bechara, imortal da ABL de 95 anos e referência absoluta nos estudos de gramática no país. Ele foi seu principal cabo eleitoral entre os acadêmicos.

A vaga em disputa era de Berardinelli, que morreu em janeiro aos 106 anos como a integrante mais longeva da Academia, da qual fora a sétima mulher eleita. Especialista em literatura portuguesa, ela foi uma das pioneiras no estudo de Fernando Pessoa.

Por isso, Cavaliere era visto como um bom substituto para a cadeira número oito, já que a Academia tem tradição de substituir seus membros por outros com perfil semelhante —no caso, ambos são pesquisadores da língua portuguesa.

homem calvo de cavanhaque branco vestindo terno em frente a estante
O filólogo Ricardo Cavaliere, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras - Divulgação

Concorriam, além de Mauricio e Cavaliere, os escritores Elois Angelos D’Arachosia, James Akel e Joaquim Branco e o advogado José Alberto Couto Maciel. Nenhum jamais teve chance real de ser eleito.

Em declaração divulgada depois do resultado, o cartunista de 87 anos parabenizou o vencedor da disputa e celebrou a discussão sobre o "papel fundamental" dos quadrinhos na formação de leitores.

"Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras", afirma o texto, em referência à instituição estadual da qual o artista é integrante.

Desde que Mauricio confirmou sua candidatura, a corrida para a vaga esquentou.

Se o cartunista rapidamente conquistou um pequeno séquito de adeptos dentro da Academia, caso da atriz Fernanda Montenegro e do escritor Paulo Coelho, e entre seus fãs na opinião pública, também foi alvo de ataques.

James Akel, que postulava à mesma vaga e não obteve nenhum voto, foi o crítico mais vocal ao desenhista, criando polêmica ao dizer que gibis não eram literatura de verdade e que Mauricio de Sousa não tinha o que acrescentar à ABL. Ele afirmava ser mais preparado para a vaga e ter um plano de ação para a Casa de Machado.

As falas de Akel geraram reações tanto nas redes sociais quanto em artigos como o do editor André Conti, que lembrou outras declarações recentes do escritor e jornalista, como a defesa da tortura de guerrilheiros opositores da ditadura e a crítica à TV Globo por, supostamente, "mostrar uma imagem ruim do regime militar".

Mauricio de Sousa respondeu os ataques dirigidos a ele afirmando que quadrinhos "são revolucionários porque ficam entre a literatura e as artes gráficas" e lembrando o americano Will Eisner, criador do "Spirit", que o ensinou "que a linguagem dos quadrinhos é uma revolução de ideias".

Pela segunda vez na história, os acadêmicos votaram em urnas eletrônicas, emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, para eleger o novo imortal. A primeira ocasião foi na semana passada, quando Heloisa Buarque de Hollanda foi escolhida para a vaga que era de Nélida Piñon.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.