Assim como 'Atração Fatal', veja filmes que viraram série no streaming

Edição da newsletter Maratonar lista histórias recontadas, sequências e outras invenções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Em terras hollywoodianas, quem tem propriedade intelectual é rei. Adaptar uma história já conhecida, contada em um livro, uma HQ ou um filme, é contar que os fãs da obra original irão atrás da nova versão.

A esperança gerou um fenômeno no streaming, com séries que tiveram origem em filmes. Na edição de hoje, trago uma lista com histórias recontadas, sequências e outras invenções.

A RECONTAGEM: mesma história, outra cara

"Atração Fatal" (1987)/ "Atração Fatal" (2023)

O thriller erótico clássico dos anos 80, dirigido pelo mestre do assunto Adrian Lyne, é a mais nova adição à tendência das adaptações do cinema para a TV. No longa, Dan Gallagher (Michael Douglas), um advogado casado, tem um caso de um fim de semana com Alex Forrest (Glenn Close). Ela, no entanto, desenvolve uma obsessão por ele, e passa a persegui-lo e a sua família. O filme foi indicado a seis Oscars.

Na minissérie da Paramount+, atualmente com metade dos episódios no ar, Joshua Jackson ("Dawson's Creek") é Dan, e Lizzy Caplan ("A Vida Nova de Toby"), Alex. A série transporta a ação de Nova York para Los Angeles e leva Alex do mundo editorial para o jurídico, além de estender o affair entre os personagens principais.

As críticas não têm sido muito positivas. Segundo Daniel Fienberg, do The Hollywood Reporter, apesar das ótimas atuações de Caplan e de Toby Huss como Mike, um amigo de Dan, a história do longa diluída em oito horas ficou um pouco aguada.

Tanto o filme (119 min.) quanto a minissérie (8 episódios, estreando às segundas) estão na Paramount+

"Gêmeos: Mórbida Semelhança" (1988) / "Gêmeas: Mórbida Semelhança" (2023)

Às vezes a vida imita a arte e às vezes a vida é tão estranha que se for pra alguém imitar, tem que ser David Cronenberg. O diretor canadense conhecido por seu uso do grotesco e do "body horror" adaptou, em 1988, o livro "Twins", de Bari Wood and Jack Geasland, inspirado na história real dos irmãos gêmeos Stewart e Cyril Marcus, ginecologistas das estrelas em Nova York que foram encontrados mortos juntos em seu apartamento em Manhattan em 1975. A New York Magazine recentemente republicou sua história original sobre a morte dos Marcuses (aqui).

No filme, Jeremy Irons interpreta Elliot e Beverly Mantle, dois obstetras requisitados cheios de manias estranhas (entre elas, trocar de lugar sem contar para suas pacientes). Quando um deles se envolve com a atriz Claire Niveau (Geneviève Bujold), a instável relação entre os irmãos descarrila completamente.

A recontagem da história na minissérie da Amazon Prime Video, no ar desde o fim de abril, tem Rachel Weisz como Beverly e Elliot. A adaptação, escrita por Alice Birch ("Normal People"), mantém elementos chocantes da versão de Cronenberg e acrescenta ao enredo Rebecca Parker, interpretada por Jennifer Ehle ("A Hora Mais Escura"), uma ricaça herdeira de uma farmacêutica (basicamente uma Sackler) que se dispõe a financiar o centro de fertilidade sonhado pelas irmãs Mantle.

A minissérie, de seis episódios, está inteira disponível no Prime Video. Já o filme não está em nenhum serviço de streaming no Brasil.

A SEQUÊNCIA: onde estávamos mesmo?

"Karatê Kid: A Hora da Verdade" (1984) / "Cobra Kai" (2018 -)

A franquia cinematográfica dos anos 80 e 90 sobre a rivalidade entre Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) rendeu quatro filmes do "Miyagi-verso" (o quarto sem a dupla, mas com o sensei interpretado por Pat Morita e uma jovem Hillary Swank).

Depois de um filme de 2010 em que o karatê kid luta kung-fu, "Cobra Kai" surgiu de fininho, lançada no agora finado YouTube Red, retomando a timeline dos filmes originais, 34 anos depois do primeiro encontro entre Daniel e Johnny —interpretados pelos mesmos atores. Cancelada pelo primeiro distribuidor após duas temporadas, a série foi resgatada pela Netflix, onde encontrou grande público, saudoso dos velhos conhecidos da "Sessão da Tarde". Uma sexta e última leva de episódios foi anunciada no começo deste ano.

"Karatê Kid: A Hora da Verdade" (1984) está na Netflix (126 min);

"Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua..." (1986) está na HBOMax (113 min.);

"Karatê Kid 3: O Desafio Final" (1989) está na Netflix (112 min.)

"Karatê Kid 4: A Nova Aventura" (1994) está na Netflix, no Paramount+ e no Star+ (107 min).

"Cobra Kai": cinco temporadas, 50 episódios, na Netflix

"História do Mundo Parte 1" (1981) e "História do Mundo Parte 2" (2023)

Sinal destes tempos inchados e soberbos que vivemos, o filme de Mel Brooks de 92 minutos ganhou, mais de 40 anos depois de sua estreia, uma sequência em forma de série, com oito episódios de cerca de meia hora cada um.

O longa, que já prometia uma parte 2, salta através das épocas, com Brooks interpretando personagens na Idade da Pedra, no Velho Testamento, no Império Romano, na Inquisição Espanhola e na Revolução Francesa.

A série, coproduzida por Brooks e os comediantes Wanda Sykes, Nick Kroll, Ike Barinholtz e David Stassen, alterna esquetes sobre episódios da história mundial e americana.

Em comum, ambas as partes contam com elencos enormes e estrelados, com participações de Gregory Hines, John Hurt, Orson Welles e Cloris Leachman no longa, e de Danny DeVito, Jack Black e Emily Ratajkowski no seriado, entre muitos e muitos outros.

O filme não está disponível no streaming no país; a série, em oito episódios, está na Star+

O SPIN-OFF: mesmo mundo, outras histórias

"O Que Fazemos Nas Sombras" (2014) / "O Que Fazemos Nas Sombras" (2019-)

O filme, codirigido por Jemaine Clement ("Moana") e Taika Waititi ("Jojo Rabbit") em forma de "mockumentary" (falso documentário) mostra a vida de um grupo de vampiros em Wellington, na Nova Zelândia. A divertida série, ambientada no mesmo universo, segue as aventuras de uma outra casa vampírica, em Staten Island, para onde quatro vampiros (um deles sugador de energia) migraram com uma missão: dominar a América, começando pelo menor distrito de Nova York.

O filme está disponível no Mubi e no Looke (86 min.); a série tem quatro temporadas disponíveis no Star+ e já foi renovada para mais duas


"Com Amor, Simon" (2018) / "Love, Victor" (2020-2022)

O adolescente Simon (Nick Robinson) é confrontado com o risco de ser tirado do armário por um chantageador e precisa navegar seus medos e seus relacionamentos enquanto tenta descobrir quem é o garoto com quem vem se comunicando anonimamente e por quem se apaixonou.

Sucesso de bilheteria e objeto de críticas positivas por sua diversidade, tom progressista e delicadeza, o filme dirigido pelo megaprodutor Greg Berlanti deu origem a uma série, "Love, Victor", em que o protagonista, interpretado por Michael Cimino, frequenta a mesma escola que Simon e busca seus conselhos para lidar com as dificuldades de se assumir gay em um ambiente propenso ao bullying.

"Love, Simon" (110 min.) e "Love, Victor", três temporadas, 28 episódios, estão no Star+

O ‘PREQUEL’: quando eu cheguei era tudo mato

"Grease - Nos Tempos da Brilhantina"(1978) / "Grease: Rise of the Pink Ladies" (2023-)

Quatro anos antes dos acontecimentos do musical com John Travolta e Olivia Newton-John, que se passa em 1958, quatro garotas se unem no colégio Rydell para desafiar normas e caretices, provocar pânico moral na comunidade e fundar a primeira panelinha de meninas da escola, as Pink Ladies, que um dia ensinariam Sandy Olsson (Newton-John) a ser menos certinha. O seriado, também musical, foi cancelado pela HBOMax antes mesmo de ser filmado e adquirido pela Paramount+ na sequência.

Tanto o filme (110 min) quanto a série (uma temporada, 10 episódios no total, 8 já no ar) estão na Paramount+

O que está chegando

"Dois Tempos"

Série brasileira, conta a história de Paz (Sol Menezzes) e Cecilia (Mari Oliveira), duas mulheres separadas por um século, mas unidas por mágica. A primeira, uma influenciadora poderosa em 2022, se vê alvo de "cancelamento" na internet. A segunda, em 1922, é confrontada com um casamento arranjado. As duas fazem um desejo e acordam, misteriosamente, uma no lugar da outra, a cem anos de suas vidas normais.

Disponível na Star+ desde quarta (10). Uma temporada, dez episódios de 35 min.

"A Mãe"

Para o Dia das Mães, a Netflix traz "A Mãe", em que Jennifer Lopez interpreta uma assassina que é obrigada a deixar a filha para trás. Agora, anos depois, ela precisa sair das sombras para proteger a menina e combater inimigos poderosos.

Disponível na Netflix a partir de sexta (12). 115 min.

"Still: Ainda Sou Michael J. Fox"

Documentário sobre o ator Michael J. Fox ("De Volta Para o Futuro"), de sua ascensão improvável a uma das maiores estrelas de Hollywood nos anos 80 a seu diagnóstico precoce de Parkinson, aos 29 anos. O filme reúne material inédito, entrevistas e imagens do acervo pessoal do ator, que conta a história em suas próprias palavras.

Disponível na AppleTV+ a partir desta sexta (12). 94 min

O que está saindo

"Teen Wolf"

A série sobre um garoto lobisomem, também derivada de um filme (com Michael J. Fox!), deixa a Netflix em 1º de junho.

Disponível na Netflix até 1º de junho. Seis temporadas, cem episódios.


"Sintonia de Amor"

Segunda e talvez mais marcante colaboração entre os namoradinhos da América, Tom Hanks e Meg Ryan, a comédia romântica de Nora Ephron deixa a HBOMax neste mês.

Disponível na HBOMax em 31 de maio. 105 min.

Erramos: o texto foi alterado

O filme “O Que Fazemos Nas Sombras” está disponível no serviço de streaming por assinatura Looke, não para aluguel. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.