Descrição de chapéu Filmes Festival de Cannes

Conheça a Palm Dog, prêmio do Festival de Cannes dedicado aos animais

Claude Lelouch, aos 85 anos, prepara o quinquagésimo filme da carreira com Sandrine Bonnaire e Michel Boujenah no elenco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cannes (França)

Não são só os cineastas e artistas que levam prêmios em Cannes. Os cães que participam dos filmes do festival, mesmo que em uma ponta, podem levar a Palm Dog, ou a palma canina, por suas atuações nos longas-metragens.

O poodle Julieta, de 'War Pony', recebe a Palm Dog no Festival de Cannes de 2022 - Eric Gaillard/Reuters

Neste ano, não faltam candidatos —há um serelepe cãozinho preto na família nazista de "The Zone of Interest", dois setters irlandeses de caça acompanhando Juliane Moore em "May December" e o expressivo Chaplin em "Fallen Leaves", do finlandês Aki Kaurismaki. Este último, aliás, já teve "O Porto" premiado com a palma canina em 2011 pelo papel de Laika.

Pata de ouro

Mas é difícil que algum canino desbanque Snoop, o border collie de "Anatomie d’une Chute", de Justine Triet. Além de ser o primeiro personagem a aparecer no filme, ele tem momentos de destaque ao vagar livremente pela casa dos personagens, deitar ao lado da protagonista, vivida por Sandra Hüller, e chega a ser envenenado com aspirinas. Fica caído, com a língua de fora e até vomita. Mas passa bem, pois nenhum animal foi maltratado durante as filmagens, avisaram os produtores.

O tempo passa

Secretário municipal de Cultura do Rio, Marcelo Calero tem participado de reuniões com produtores estrangeiros em Cannes. Quem também está na cidade francesa é o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, que exibiu o filme "Retratos Fantasmas". Sete anos atrás, ambos estavam em lados opostos do ringue político brasileiro.

O tempo passa 2

Naquele ano de 2016, Calero era o ministro da Cultura de Temer. Já Mendonça Filho, que competia pela Palma de Ouro com "Aquarius", seu segundo longa-metragem de ficção, participou de um ruidoso protesto no tapete vermelho contra o impeachment de Dilma, caso que viria a se tornar um incômodo durante a gestão de Calero. Em tempo: durante as eleições de 2022, o atual secretário declarou voto em Lula, assim como o diretor de cinema.

Um homem, um filme

O veterano do cinema francês Claude Lelouch, do clássico longa-metragem "Um Homem e uma Mulher", de 1966, prepara seu quinquagésimo longa da carreira, "Finalement…". Do alto de seus 85 anos de idade, ele deve contar com um elenco de estrelas no novo projeto, incluindo nomes como Kad Merad, Sandrine Bonnaire e Michel Boujenah.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.