Descrição de chapéu Filmes Festival de Cannes

Em Cannes, equipe de 'A Flor do Buriti' protesta contra o marco temporal

Equipe do filme levantou faixa contra a tese no tapete vermelho do festival; obra compete na mostra Um Certo Olhar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cannes (França)

A equipe do filme "A Flor do Buriti", em competição na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, protestou contra o marco temporal no tapete vermelho do evento na tarde desta quarta-feira. "O futuro das terras indígenas no Brasil está sob ameaça, não ao marco temporal", dizia a faixa levantada por atores do filme, como Francisco Hyjnõ e Ilda Patpro, do povo krahô, e os diretores Renée Nader Messora e João Salaviza.

Equipe do filme 'A Flor do Buriti' protesta contra o marco temporal no tapete vermelho do Festival de Cannes - Eric Gaillard/REUTERS

O marco temporal é uma tese não prevista na Constituição e que, na prática, trava demarcações. Cria-se um novo critério: os indígenas que não estivessem em suas terras na data da promulgação da Constituição de 1988 não teriam direito de reivindicar a demarcação da área —o que ignoraria o histórico de expulsões e violência contra os diferentes povos.

A tese tem apoio de ruralistas e é rechaçado por indígenas. A falta de conclusão no julgamento do STF sobre o caso aumenta a tensão e a possibilidade de conflitos.

"A Flor do Buriti" estreou no festival nesta terça-feira. O filme encara as consequências do bolsonarismo nas vidas dos indígenas krahô, em Tocantins, conciliando o registro de uma aldeia e discursos políticos diretos, com Sônia Guajajara, hoje ministra dos Povos Indígenas, culminando nos protestos de diversos povos em Brasília, em abril de 2022.

Ao explorar as fronteiras entre documentário e encenação, o longa avalia a linha que separa os protagonistas dos "cupe", os não indígenas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.