Ativistas ambientais jogam tinta sobre pintura de Monet em museu de Estocolmo

Segundo a polícia, as mulheres, ambas na faixa dos 25 e 30 anos, já foram presas; não se sabe se a obra foi danificada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Duas ativistas ambientais jogaram tinta vermelha e colaram suas próprias mãos na superfície de vidro que protege a pintura impressionista "Canteiro de Íris no Jardim de Giverny", nesta quarta-feira (14), no Museu Nacional de Estocolmo.

Até o momento não se sabe se a obra do francês Claude Monet, datada de 1900, foi danificada. Ambas as mulheres, que segundo a polícia estão na faixa dos 25 aos 30 anos, foram presas.

Ativistas jogam tinta sobre a pintura impressionista 'Canteiro de Íris no Jardim de Giverny', de Claude Monet, no Museu Nacional de Estocolmo, na Suécia - AFP

A ação foi reivindicada pela organização sueca Återställ Våtmarker, ou restaure áreas úmidas, em entrevista à agência de notícias AFP.

"A situação é urgente. A pandemia não foi nada comparada ao colapso climático. É sobre vida ou morte", disse no protesto Emma Johanna Fritzdotter, de 25 anos, uma das mulheres.

"As pessoas não vão morrer apenas de insolação. Novas doenças vão se espalhar e não conseguimos imaginar a extensão disso."

A exposição, chamada "O Jardim", foi suspensa, mas deve ser reaberta nesta quinta-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.