Descrição de chapéu The New York Times

Entenda como 'Bohemian Rhapsody' quase saiu com o nome 'Mongolian Rhapsody'

Manuscrito com rascunho inicial da música de Freddie Mercury que se tornou um dos grandes hits do Queen agora vai a leilão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alex Marshall
The New York Times

Ela é uma das canções mais conhecidas e mais estranhas do rock, um sucesso nas rádios que dura seis minutos, começa como balada ao piano, vira uma ópera estridente e depois se converte em hino metaleiro. Lançada em 1975, "Bohemian Rhapsody", do Queen, vendeu milhões de cópias, liderou paradas e ajudou a redefinir o que música pop podia ser.

Mas a história da faixa poderia ter sido muito diferente, pelo menos em um aspecto.

Cena de 'Freddie Mercury – The Final Act '
O vocalista do Queen em cena de 'Freddie Mercury - The Final Act', documentário disponível no Star+ - Divulgação

Um rascunho inicial da canção feito por Freddie Mercury sugere que o vocalista do Queen teria pensado em dar um título diferente à canção, "Mongolian Rhapsody".

O rascunho faz parte de milhares de pertences de Mercury que serão postos a leilão pela Sotheby’s em setembro em nome de Mary Austin. Ela, amiga e herdeira de Freddie Mercury, contou à BBC que decidiu vender a coleção porque precisava pôr suas coisas em ordem.

A coleção estava guardada na casa de Mercury em Londres desde sua morte em 1991 por broncopneumonia decorrente de Aids. Inclui figurinos que ele usou no palco, mobília e as 15 páginas de rascunhos iniciais da letra de "Bohemian Rhapsody". Mercury escreveu as palavras "Mongolian Rhapsody" perto do alto de uma das páginas. Então riscou a primeira palavra e escreveu "Bohemian" acima dela.

A página vai ficar à vista do público numa exposição na Sotheby’s de Nova York, até 8 de junho.

Os rascunhos deixam claro que Mercury mexia muito com a letra quando estava escrevendo canções, trocando palavras com sons semelhantes, disse Gabriel Heaton, especialista em livros e manuscritos da Sotheby’s.

"’Bohemian’ e ‘Mongolian’ têm o mesmo ritmo", ele disse, falando da canção em questão.

Quase toda a letra foi escrita em papel timbrado de uma companhia aérea britânica que não existe mais, British Midland, e algumas das páginas ostentam rabiscos abstratos de Mercury. A palavra "Mongolian" não aparece em nenhum outro lugar nos rascunhos, cujo valor é estimado em cerca de US$ 1,5 milhão, cerca de R$ 7,4 milhões.

A história do rock é cheia de canções que poderiam ter sido diferentes. Num exemplo famoso, quando os Beatles escreveram "Yesterday", deram à canção o título provisório de "Scrambled Eggs", ou ovos mexidos.

Mas o potencial título alternativo de "Bohemian Rhapsody" era desconhecido desde que a canção fez sua estreia, quase 50 anos atrás, e não foi mencionado em biografias destacadas de membros do Queen.

Mark Blake, autor de vários livros sobre o Queen, disse em entrevista telefônica que o título alternativo é "um fato divertido, mas sem grande importância" e que não o surpreendeu.

Segundo ele, o Queen, como a maioria das bandas, muitas vezes dava "títulos de brincadeira a músicas", que eram modificados mais tarde. "Under Pressure", do Queen com David Bowie, teria sido intitulado originalmente "People on Streets".

Jim Jenkins, um dos biógrafos oficiais do Queen, também disse que nunca havia ouvido falar da ideia de "Mongolian Rhapsody", apesar de ter conhecido Freddie Mercury por anos. Segundo ele, o cantor não gostava de explicar suas letras ou títulos. "Ele deixava aberto à nossa interpretação."

O leilão da Sotheby’s inclui alguns dos rascunhos escritos por Freddie Mercury de outras canções de sucesso do Queen, incluindo "Somebody to Love", "We Are the Champions" e "Killer Queen". Todos os rascunhos o revelam procurando palavras que façam as letras fluir, às vezes experimentando vários versos.

As modificações que ele fez na letra de "Bohemian Rhapsody" estão entre as mais notáveis. Na versão final da canção, um dos versos começa "mama/ just killed a man/ put a gun against his head/ pulled my trigger, now he’s dead", ou mãe/ acabei de matar um homem/ encostei uma arma na cabeça dele/ puxei meu gatilho, agora ele está morto.

Mas em uma versão anterior, Freddie Mercury escreveu "mama/ there’s a war begun/ I’ve got to leave tonight/ I’ve got to stand and fight", ou mãe/ uma guerra começou/ tenho que partir esta noite/ tenho que resistir e combater.

Outra página parece uma nuvem de palavras em que Mercury rabiscou dezenas de frases e palavras, incluindo "fandango", "thunderbolts and lighting", ou trovões e raios, e "belladonna". Para Heaton, parecia que Mercury estava experimentando opções para a seção operática de "Bohemian Rhapsody".

Em entrevistas, Freddie Mercury deixou claro que não foi fácil escrever a canção. "Ela não surgiu do nada", disse Mercury certa vez, segundo "Freddie Mercury: A Life in His Own Words", uma coletânea de trechos de entrevistas. "Certas canções exigem esse tipo de estilo bombástico. Tive que trabalhar como louco."

O guitarrista da banda, Brian May, e o baterista, Rogert Taylor, não quiseram comentar o rascunho contendo "Mongolian Rhapsody". Em um documentário de 2002, May recordou o momento em que Freddie Mercury sugeriu o título "Bohemian Rhapsody".

"A gente nunca sabia ao certo se Freddie estava brincando ou o quê", disse May. "Algumas de suas ideias acabaram revelando não ser sérias, mas essa fincou raízes."

Heaton disse que o título final carrega um certo ar de mistério, mas que é difícil saber até que ponto foi importante para o sucesso duradouro da canção.

Há muitas evidências dessas duas afirmações no leilão que terá lugar. Entre os outros objetos que a Sotheby’s vai pôr em leilão em setembro estão um disco de ouro de "Bohemian Rhapsody", uma placa comemorando as indicações que a banda recebeu ao Grammy pela canção e um prêmio póstumo da MTV para Freddie Mercury depois de a faixa aparecer no filme "Quanto Mais Idiota Melhor".

Jenkins, o biógrafo do Queen, disse que tem certeza que "Bohemian Rhapsody" teria feito sucesso independentemente de seu título, mas que a opção final de Mercury foi melhor. "Quando a música saiu, me lembro de ter ficado curioso para saber o que é um boêmio e de ter pesquisado a palavra", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.