Descrição de chapéu Artes Cênicas

Eriberto Leão ecoa Kubrick e Bowie e discute inteligência artificial em 'O Astronauta'

Peça narra a viagem solitária de um homem em busca de vida extraterreste enquanto tenta manter a sua lucidez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aqueles que conhecem Eriberto Leão apenas por sua passagem pelas novelas da Globo nas últimas duas décadas, interpretando mocinhos heroicos e vilões cartunescos, dificilmente relacionariam o ator ao universo da contracultura ou mesmo da ficção científica —da qual não é apenas um fã, mas um estudioso.

Eriberto Leão em cena da peça "O Astronauta"
Eriberto Leão em cena da peça "O Astronauta" - Andrea Nestrea/Divulgação

Interessado por assuntos que vão desde a física quântica até os títulos menos conhecidos da obra de Stanley Kubrick, Leão deixou sua paixão pelos assuntos claros nas escolhas dos espetáculos que estrelou, desde a revisão da vida de Jesus sob a ótica de José Saramago em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", até os caminhos que transformaram o ex-vocalista do The Doors Jim Morrison em um mito, no musical "Jim".

É sintomática, portanto, a escolha de dar vida a um astronauta que, numa missão intergaláctica, busca por vida inteligente em outros planetas. Criado durante a pandemia, o solo "O Astronauta", de Eduardo Nunes, chega ao palco do Teatro Nair Bello nesta sexta-feira (9) repleto de referências ao universo da ficção científica que tanto fascina o ator.

Está em cena, por exemplo, o que Leão considera a cena mais icônica da história do cinema, quando o Homo sapiens joga para o céu o fêmur que descobre ser uma arma em "2001: Uma Odisseia no Espaço", de Kubrick, ou ainda citações a obra de David Bowie.

"Esse astronauta é um psiconauta. Todos são. Porque essa viagem intergaláctica acaba sendo uma viagem para dentro de si mesmo sempre. As pessoas voltam mudadas", diz o ator. "Entender isso é, de certa forma, compreender os motivos de você ter o Bowie, que em ‘Starman’ diz que é um homem das estrelas que gostaria de nos encontrar, mas tem medo que nossa mente exploda."

Na obra, a busca da personagem vai se tornando cada vez mais solitária à medida que ela se afasta da terra, tendo como única companheiro computador Hal, uma inteligência artificial que na montagem ganha a voz da atriz Luana Martau, e que ganha contornos vilanescos à medida que o espetáculo se desenvolve.

Se durante a pandemia, quando a obra foi gestada, ainda no isolamento e filmada para o digital, a discussão que sobressaía era a da solidão, do isolamento e das formas de lidar com essas questões, agora o foco está nos perigos a longo prazo que a inteligência artificial pode proporcionar.

Personagem e o espetáculo, contudo, precedem as discussões inflamadas com a carta assinada por nomes como Elon Musk e Steve Wozniak, alertando para um possível ato de dizimar a população por meio da tecnologia.

"Num dado momento, quando a Hal é considerada uma ameaça, ela é desativada com uma ferramenta simples, a chave de fenda, que é uma espécie de fêmur do Kubrick. É o medo que faz a gente usar as ferramentas para dominar o planeta. A gente precisa ficar seguro e a expansão da consciência humana é a grande questão", diz o ator, que refuta a tese de que a inteligência artificial será a dominância.

"O astronauta pergunta para o computador: como eu vou explicar um sentimento para você? Se o artificial vai substituir em parte a nossa inteligência, se os estudantes vão acessar e fazer trabalhos sem ter que eles mesmos exercitar os músculos do cérebro, isso nos enfraquece de um lado. Mas é impossível substituir o humano, o biológico."

Com exatos 60 minutos, "O Astronauta" retrata desde temas filosóficos como a solidão humana, até a questão ambiental e possíveis saídas para lidar com a crise climática e mesmo o papel das redes sociais no dia a dia de uma sociedade, uma vez que é uma big tech responsável por patrocinar e transmitir a viagem intergaláctica.

São essas temáticas que o ator responsabiliza por expandir o pensamento do público que, aposta, terá desde seus colegas interessados e estudiosos da contracultura e da ficção científica, até o público que se acostumou a vê-lo em diferentes horários na tela da Globo.

"Isso traz outro brilho para mim, porque estou levando uma mensagem que realmente acredito para os filhos de todos e para os pais desses filhos. É como dizia meu avô, citando a Bíblia: ‘Nós não estamos em evolução, nós somos a plena evolução’."

O Astronauta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.