Escultura feita com IA e inspirada em Michelangelo é exposta em museu

Obra tem 500 quilos e foi projetada por meio de três programas diferentes de inteligência artificial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O Museu de Tecnologia de Estocolmo exibe em seu acervo uma escultura criada por inteligência artificial. A obra é inspirada nos trabalhos de cinco artistas, como Michelangelo, Rodin e Takamura.

"Chamada de 'A Estátua Impossível', ela foi criada por cinco mestres diferentes que nunca poderiam ter colaborado na vida real", disse Paulina Lunde, porta-voz da Sandvik, a empresa que projetou a obra graças a três diferentes programas de IA.

'A Estátua Impossível' exibida no Museu de Tecnologia de Estocolmo - Jonathan Nackstrand/AFP

Feita de aço inox, a obra tem 150 centímetros de altura e pesa 500 quilos. Ela representa uma mulher, cuja metade do corpo abaixo do busto é coberta por uma espécie de túnica e carrega um globo feito de bronze na mão esquerda.

A ideia era criar uma mistura entre os estilos de cinco escultores que marcaram suas épocas: Michelangelo, Auguste Rodin, Kathe Kollwitz, Kotaro Takamura e Augusta.

"Algo em sua aparência faz você sentir que não foi criado por um ser humano", diz Julia Olderius, diretora de inovação do museu.

O espectador pode perceber a musculatura inspirada em Michelangelo, enquanto a mão lembra as criadas por Takamura.

Para conseguir isso, os engenheiros da Sandvik alimentaram o programa com abundantes imagens de esculturas criadas por esses artistas. A inteligência artificial propôs então várias imagens 2D que, segundo Olderius, refletiam a marca de cada um desses escultores.

"Essas imagens 2D foram incorporadas por nossos engenheiros em um modelo 3D e, a partir daí, nos concentramos na fabricação", diz Lunde, a porta-voz da empresa.

Olderius considera que a obra seja arte e considera que essa valorização deve ser feita pelo público. Sobre a popularização da IA na área artística, ele mostra o mesmo otimismo.

"Não é preciso ter medo do que a IA faz com criatividade, conceito, arte e design", diz ela. "Você só precisa se adaptar a um novo futuro onde a tecnologia ocupa um lugar pleno na criação e no design."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.