Descrição de chapéu Filmes

James Cameron foi ao Titanic em 33 ocasiões e fez filme dentro de submarino

Diretor visitou a embarcação antes e depois de ganhar o Oscar e gravou o documentário 'Fantasmas do Abismo' em expedição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

James Cameron, diretor de "Titanic", visitou os destroços do navio homônimo em 33 ocasiões, antes e depois de gravar o filme vencedor do Oscar. Neste momento, autoridades tentam localizar um submarino que também visitava os restos da embarcação, mas com interesses turísticos.

Cena do documentário "Fantasmas do Abismo", de James Cameron
Cena do documentário "Fantasmas do Abismo", de James Cameron - Divulgação

Um submersível —que na verdade é um veículo um pouco diferente de um submarino—, da empresa de expedições turísticas OceanGate, desapareceu no último domingo na costa sudeste do Canadá, no oceano Atântico, com cinco pessoas a bordo.

Autoridades e especialistas em mergulho realizam, agora, uma corrida contra o tempo para localizar a embarcação, que ainda tinha cerca de 96 horas de oxigênio quando sumiu.

Amante da prática de mergulho, Cameron tem uma relação íntima com o mar, como já falou em diversas entrevistas e comprovou, também, com "Avatar: O Caminho da Água", lançado no fim do ano passado. Enquanto desenvolvia "Titanic", ele visitou o naufrágio em diversas ocasiões.

Mesmo depois de vencer 11 estatuetas do Oscar pela história de amor protagonizada por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, o cineasta voltou à embarcação diversas vezes e gravou o documentário "Fantasmas do Abismo", de 2003, que registrou uma das viagens.

Nela, Cameron estava acompanhado do ator Bill Paxton, que em "Titanic" interpreta o chefe da expedição que vai ao navio e procura o precioso colar que a personagem de Winslet teria deixado em um de seus cofres.

Em diversas entrevistas, o cineasta falou sobre os riscos de mergulhar tão fundo no oceano. Ver algo que poucos seres humanos tiveram a chance de ver, no entanto, era mais emocionante do que fazer um filme, afirmou certa vez.

Cameron, que se tornou especialista no assunto e já operou e foi dono de submersíveis, não se pronunciou sobre a expedição turística que perdeu contato com a superfície.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.