'Nothing Compares 2 U', hit de Sinéad O'Connor, foi composta por Prince

Sucesso do começo dos anos 1990 foi lançado originalmente pelo The Family em 1985, mas passou despercebido na época

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sinéad O'Connor, morta nesta quarta-feira, aos 56 anos, teve como maior sucesso da carreira a canção "Nothing Compares 2 U". Parte do álbum "I Do Not Want What I Haven't Got", de 1990, a música deu fama à artista e alçou o disco a sucesso de vendas na época.

A composição, porém, não é de autoria da irlandesa, mas de Prince. Ela foi lançada pela primeira vez em 1985 pelo grupo The Family, num disco que tinha outras composições do artista, mas não teve grande repercussão. O eu-lírico da letra é um amante abandonado. A demo original de Prince cantando a música, feita em 1984, só foi recuperada postumamente.

A cantora Sinéad O'Connor em 2013 - Fred Tanneau/AFP

A faixa só viraria um hit na voz de O'Connor. Além de ficar no topo da Billboard Hot 100, ela rendeu à irlandesa um Grammy de melhor performance musical alternativa em 1991. O prêmio foi boicotado pela artista, que acusou a cerimônia de ser comercial demais.

Em 2004, a música entrou para a lista de 500 melhores canções de todos os tempos, feita pela revista Rolling Stone. Dezessete anos depois, em 2021, O'Connor afirmou que Prince a teria ameaçado fisicamente por causa do sucesso da canção.

Em seu livro de memórias, "Rememberings", a artista escreveu que o cantor, durante um encontro em sua mansão, a repreendeu por falar palavrões nas entrevistas e que escondeu um objeto numa fronha para a machucar durante uma guerra de travesseiros, sugerida por ele na ocasião. Ele ainda teria a perseguido na rua após ela fugir.

A versão de O'Connor também marcou época com o clipe da música, que virou um hit na programação da MTV. O vídeo mostrava apenas o rosto de O'Connor, que cantava enquanto derramava lágrimas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.