Descrição de chapéu Televisão

Paulo Vieira critica demissão de Manoel Soares e diz que é uma 'derrota para todos nós'

Apresentador foi dispensado do Encontro após rumores de desavenças com Patrícia Poeta e suposta denúncia de assédio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O humorista Paulo Vieira usou as redes sociais para criticar a demissão do apresentador Manoel Soares. Ele foi mandado embora da TV Globo na sexta-feira após rumores de desentendimentos com Patrícia Poeta e suposta investigação de assédio moral.

"A saída do Manoel Soares é uma derrota para todos nós", escreveu o comediante na mensagem, que já tem 25 mil curtidas e 1 milhão de visualizações.

Em foto colorida, homem negro de cabelo rastafari posa para foto
Apresentador Manoel Soares durante o Encontro, da TV Globo - Reprodução

Soares estava na emissora desde o início dos anos 2000. Ele era contratado da RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul.

Em 2017, foi convidado para integrar a equipe de reportagem do Encontro com Fátima Bernardes e se mudou para Rio de Janeiro. Desde que Patrícia Poeta assumiu a atração, no ano passado, começaram os rumores de que a dupla não se dava bem.

de acordo com Lucas Pasin, colunista do UOL, empresa em que o Grupo Folha tem participação minoritária, a saída teria sido uma demissão, recomendada pelo setor de compliance da Globo após uma investigação contra o apresentador.

Ele teria sido alvo de denúncias de assédio moral, atitudes arrogantes e outros tipos de comportamento julgados inadequados. Como é praxe na emissora, a Globo não comenta assuntos de compliance e não deu detalhes sobre a saída ao anunciar o desligamento de Soares.

Logo após a publicação, o apresentador usou as redes sociais para negar que tenha sido alvo de uma investigação por comportamento abusivo e para dizer que sua saída aconteceu em comum acordo, rotulando as alegações como fofocas infundadas.

"Com a minha saída da Globo, muitas notícias falsas especulando o motivo vieram a público através de sites e perfis de redes sociais, o que já era esperado. Porém, é lamentável que alguns usem ferramentas importantes do jornalismo, como sigilo de fontes, para sustentar absurdos envolvendo meu nome", diz.

"Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma. Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças", acrescentou.

Antes, ele já havia usado as redes para dizer que deixava a empresa, em que apresentava o Encontro com Patrícia Poeta e também o Papo de Segunda, no GNT, sem ressentimento. "Não estou triste, não estou magoado. Tenho muitos amigos dentro da TV Globo", afirmou em vídeo.

Além dos supostos desentendimentos com Patrícia Poeta, que não foi mencionada no vídeo de Manoel Soares e tampouco se pronunciou sobre sua saída, o apresentador ainda teria uma relação complicada com João Vicente de Castro, apresentador do Papo de Segunda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.