Descrição de chapéu Aracy Balabanian (1940-2023)

De dona Armênia ao Sai de Baixo, relembre papéis de Aracy Balabanian

Atriz, que teve sua morte confirmada nesta segunda, se consagrou por personagens históricos da TV brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao longo de uma carreira que durou mais de meio século, Aracy Balabanian, morta nesta segunda-feira (7), interpretou mais de 50 personagens —entre novelas, programas de comédia, filmes de cinema e peças de teatro. Estreou na televisão em uma montagem de "Antígona", de Sófocles, na extinta TV Tupi, e logo acumulou sucessos de público e indicações a prêmios. Relembre alguns dos principais papéis de Aracy, que marcaram gerações entre a comédia e o drama.

Televisão: da esquerda pra direita, os atores Marisa Orth, Luis Gustavo, Aracy Balabanian e Miguel Falabella, durante cena do novo episódio, da série "Sai de Baixo". (Foto: Divulgação) - Divulgação

Milena - Locomotivas (1977)

No cenário da zona sul carioca, a novela nos apresenta à família da ex-vedete Kiki Blanche, vivida por Eva Todor. Milena é a única filha biológica de Kiki –que tem mais quatro filhas adotivas–, e se apaixona por Fábio. A trama se complica quando Fernanda, sua irmã, começa a demonstrar interesse e disputar a atenção do mesmo homem.

Helena Muniz - Elas por Elas (1982)

Aracy vive a rica e autoritária Helena Muniz, uma de sete amigas de colégio que não se veem há vinte anos. Márcia, a mais velha, decide reunir todas em sua casa para um reencontro. Ela, no entanto, esconde uma obsessão. Está determinada a descobrir quem do grupo matou seu irmão Zé Roberto, ao empurrá-lo de uma pedra. Aqui começam os conflitos, que além de assassinato envolvem romances proibidos e troca de bebês na maternidade.

A atriz Aracy Balabanian, durante gravações da novela Rainha da Sucata. (Foto: CEDOC/TV Globo )

Dona Armênia - Rainha da Sucata (1990)

A novela trata da história de Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, que enriquece com os negócios que herda de seu pai. Dona Armênia, originária do país homônimo e interpretada por Aracy, mora no Brasil há anos com seus filhos Gera, Gino e Gerson. A imigrante descobre falcatruas na contabilidade da empresa promovidas entre seu falecido marido e pai de Maria do Carmo, o que cria uma reviravolta na trama e a disputa pela posse do edifício sede da empresa. A personagem ficou conhecida pelo bordão "Vou botar essa prédio na chon!".

Dona Armênia - Deus nos Acuda (1992)

A personagem dona Armênia é trazida de volta pelo autor Silvio de Abreu na novela que junta na mesma história anjos assistindo televisão e a vida de Maria Escandalosa. Desta vez, Armênia vai morar em Santos e se torna dona de outro prédio, agora na zona portuária da cidade litorânea. No edifício moram Maria e seu pai Tomás, além de outros personagens da trama.

Filomena - A Próxima Vítima (1995)

Aracy Balabanian vive Filomena, que vive na mansão de sua irmã, a rica Francesca. Na mesma casa moram outras irmãs e figuras que dão o tom à trama de traições e interesses envolvendo o marido mau caráter de Francesca, Marcelo.

Gravação do programa humorístico "Sai de Baixo" no teatro Procópio Ferreira, com os atores Aracy Balabanian, Luiz Gustavo, Tom Cavalcante, Claudia Gimenez, Marisa Orth e Miguel Falabella. - Toni Pires/Folhapress

Cassandra - Sai de Baixo (1996)

Um dos papéis mais conhecidos de Aracy é o de Cassandra Abreu, no programa "Sai de Baixo", comédia que tinha o formato de teleteatro. Nele, Cassandra vive em um apartamento no Largo do Arouche, em São Paulo. Junto com ela moram seu genro Caco Antibes e sua filha Magda, vividos por Marisa Orth e Miguel Falabella, além de seu irmão Vavá, interpretado por Luis Gustavo. Frequentam ainda o apartamento —e o palco— figuras como o porteiro Ribamar e a empregada doméstica Edileuza. O programa teve seu capítulo final exibido em 2002, totalizando 8 temporadas e 241 episódios.

A atriz Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos, na manhã desta segunda-feira, dia 7. A morte foi confirmada pela assistente pessoal da artista. O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público das 10h às 13h. Na sequência o corpo será velado e cremado em liturgia fechada a familiares e amigos

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que afirmava o texto, o personagem Vavá, de "Sai de Baixo", era irmão, não marido de Cassandra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.