Descrição de chapéu Filmes mostra de cinema de sp

Mostra de Cinema de SP terá restaurações de Jacques Rivette e Manoel de Oliveira

Programação do festival passa ainda clássicos dirigidos por Pedro Costa, Emir Kusturica e o brasileiro Rosemberg Cariry

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou neste sábado a seleção de filmes restaurados que estão na programação da edição deste ano do evento.

A organização confirmou seis produções com cópias recém-renovadas por departamentos de preservação. O destaque fica para "Amor Louco", filme do francês Jacques Rivette de 1969, e "Vale Abraão", do português Manoel de Oliveira e lançado há 30 anos. Ambos estrearam restaurações no último Festival de Cannes, em maio.

Bulle Ogier e Jean-Pierre Kalfon em cena do filme 'Amor Louco', de Jacques Rivette
Bulle Ogier e Jean-Pierre Kalfon em cena do filme 'Amor Louco', de Jacques Rivette - Divulgação

A 47ª edição da Mostra também exibirá os filmes "O Sangue", de 1989 e do também português Pedro Costa; "Corisco e Dadá", de 1996 e do brasileiro Rosemberg Cariry; "Underground: Mentiras de Guerra", de 1995 e do sérvio Emir Kusturica; e "Le Retour à la Raison", de 1923 e do americano Man Ray.

O longa de Ray passa no evento com outros três curtas-metragens do artista, que não foram identificados pela organização. As cópias dos filmes mudos incluem uma nova trilha sonora criada pela banda Sqürl, criada pelo também diretor americano Jim Jarmusch.

Outro filme da seleção que será acompanhada de curta é "O Sangue". De acordo com o anúncio, o longa estará na programação com "As Filhas do Fogo", projeto lançado neste ano por Pedro Costa em Cannes.

As produções anunciadas se juntam à retrospectiva de filmes do italiano Michelangelo Antonioni, anunciado na semana passada como principal homenageado deste ano no festival.

A Mostra de Cinema de São Paulo deste ano acontece entre 19 de outubro e 1° de novembro na capital paulista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.