Keith Richards, dos Rolling Stones, diz que a artrite mudou sua forma de tocar

Aos 79 anos, guitarrista diz que não sente dor com a condição e que se prepara para turnê da banda marcada no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Keith Richards, de 79 anos, disse em entrevista à rádio BBC que recebeu um diagnóstico de artrite e está convicto que a doença altera sua maneira de tocar guitarra.

O músico Keith Richards, dos Rolling Stones - Reuters

O guitarrista dos Rolling Stones disse que não sente dor. "Não tenho dúvida de que afeta [o modo de tocar], mas não sinto dor, é uma versão benigna [da artrite]. Eu acho que desacelerei um pouco, mas isso provavelmente tem mais a ver com a idade."

Richards disse que se não consegue fazer algum movimento, a guitarra "mostra que há um outro jeito de fazer." "Algum dedo vai para um espaço diferente e uma nova porta se abre."

O músico deu entrevista à BBC para falar do novo álbum da banda, "Hackney Diamonds", o primeiro de estúdio com músicas inéditas em 18 anos, e contou que foi ideia de Mick Jagger retornar ao estúdio após o fim da turnê comemorativa dos 60 anos da banda.

"Eu sempre quis gravar logo após o fim de uma turnê, porque a banda está lubrificada", disse Richards. "Mick, se você der uma canção na qual ele não tem interesse, ele a pode deixar ruim. E essa é talvez a razão de ter levado 18 anos, as ondas de entusiasmo de Mick que vão e vêm."

Richards disse que a banda deve entrar em turnê em 2024, "enquanto todos ainda ficam de pé", e riu quando ao ser questionado se os Rolling Stones vão se aposentar dos palcos. "Eu não sou Nostradamus. É claro que vai acabar em algum momento, mas todos têm o mesmo condicionamento físico. Não há pressa. Nós vamos nos divertir, é o que fazemos", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.