Descrição de chapéu Obituário Cyva (1938 - 2023)

Morre Cyva, do Quarteto em Cy, formado com as irmãs, aos 85, no Rio de Janeiro

Com a morte da cantora, Cylene é a única integrante viva do grupo que interpretou grandes compositores brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu na noite deste domingo a cantora Cyva, do Quarteto em Cy, aos 85 anos. A cantora participou do grupo formado com as irmãs Cynara, Cybele e Cylene em 1964. Ela estava internada havia um mês, em um hospital no Rio de Janeiro, tratando uma infecção, mas não resistiu, segundo sua irmã, Cylene.

"Ela era muito querida por todos. E, como minha única irmã viva, vai fazer falta para mim como uma família inteira", diz a irmã à reportagem.

Com a morte de Cyva de Sá Leite e de Cynara, em abril deste ano, Cylene é a única integrante remanescente do grupo original. Cybele morreu em 2014.

A cantora Cyva, do Quarteto em Cy
A cantora Cyva, do Quarteto em Cy - Reprodução

Cyva, assim como suas irmãs, nasceu em Ibirataia, na Bahia, e se aproximou da música graças a um projeto sociocultural no estado, formando um dos maiores grupos vocais da MPB. Além do lado artístico, Cyva se formou em letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia.

As irmãs conheceram Vinicius de Moraes e receberam apoio de Carlos Lyra, que sugeriu o nome do grupo e com quem chegaram a se apresentar já no começo da carreira. Um ano após a formação do grupo, participaram do disco "Afro-Sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell". O quarteto também gravou músicas de Dorival Caymmi, Chico Buarque e outros grandes compositores.

Batizado com o nome do grupo, o primeiro disco foi gravado em 1964 com composições de nomes como Edu Lobo, Ruy Guerra, Baden Powell, Moacyr Santos e Vinicius no repertório. Por 40 anos, o grupo teve diversas formações. Em 1966, Cylene saiu do grupo e Renata Werneck a substituiu. Nesse ano o grupo foi para os Estados Unidos, onde mudou o nome para Girls from Bahia, participou de programas, fez shows e gravou LPs.

Em 1967, Cynara e Cybele saíram porque não queriam tentar a sorte no mercado fonográfico americano.

Já em 1972, após dois anos de hiato, Cyva retomou as atividades do Quarteto em Cy com Cynara, Sônia e Dorinha Tapajós. Nessa formação, o grupo gravou "Antologia do Samba-Canção", de 1975, "Resistindo", de 1977, "Querelas do Brasil", de 1978, "Cobra de Vidro", de 1979, e "Em 1000 Kilohertz", de 1980.

Em 1980, o grupo passou por uma nova formação —Cybele voltou ao conjunto no lugar de Dorinha. Com isso, gravaram "Ponto de Luz", há 40 anos, "A Arte do Quarteto em Cy", de 1984, "A Arte do Quarteto em Cy e MPB-4", de 1985, "Show ao Vivo com Vinicius e Toquinho", de 1986, e "Para Fazer Feliz a Quem se Ama", de 1989. Há dez anos, Cybele deixou o grupo e foi substituída por Keyla Fogaça.

Depois da morte de Cybele, Cyva formou o grupo com Cynara, Sônia e Corina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.