Descrição de chapéu Todas

Museu da Vagina vai reabrir em Londres após ser fechado por problemas de estrutura

Instituição será reinagurada em novembro com exposição sobre endometriose depois de receber doações de 2.000 pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro museu dedicado à vagina no mundo fica em Londres e vai reabrir no próximo mês após uma campanha de arrecadação pública bem-sucedida. É estimado que mais de 2.000 pessoas doaram, segundo o jornal britânico The Guardian.

Museu da Vagina, em Londres
Museu da Vagina, em Londres - Vagina Museum/Reprodução

O museu já existia, mas foi forçado a fechar as portas em fevereiro pelo fim do contrato de aluguel do imóvel onde estava e por falta de financiamento. A campanha lançada arrecadou £ 85 mil libras, cerca de R$ 530 mil, e a nova sede ficará na rua Poyser, na capital britânica, com inauguração prevista para o dia 4 de novembro.

"Nós não sabíamos como seria, especialmente com a crise do custo de vida" disse Zoe Williams, chefe de comunicações do museu, sobre a campanha, ao The Guardian. "É maravilhoso."

O museu abriga três galerias no total. A primeira delas é dedicada a exposições temporárias, e a que estará em cartaz será sobre endometriose, doença em que o tecido que reveste o útero cresce fora do órgão.

Segundo Williams, o tema da exposição foi pedido por diversas pessoas. "A endometriose é incrivelmente comum, mas poucas pessoas sabem sobre ela. Mesmo quem tem o diagnóstico precisa pesquisar e aprender bastante", disse.

A diretora do museu, Florence Schechter, disse que a motivação para abrir a instituição surgiu após a descoberta de que existe um museu dedicado ao pênis na Islândia —mas que não havia um equivalente dedicado à vagina em outro lugar do mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.