Descrição de chapéu União Europeia

Cantora Françoise Hardy diz que quer morrer logo após sofrimento com câncer

Francesa, em tratamento há anos por causa de um tumor na garganta, apoia a eutanásia, em discussão em seu país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP | AFP

A cantora e atriz francesa Françoise Hardy, em tratamento há anos por causa de um câncer de garganta, vive uma "pesadelo" e quer morrer "logo e de um jeito rápido", segundo uma entrevista publicada nesta quinta-feira pela revista Paris Match.

Questionada o que deseja para comemorar seus 80 anos, que completará em 17 de janeiro de 2024, a intérprete de "Comment te Dire Adieu" e "Tous les Garçons et les Filles" afirmou: "Partir logo e de um jeito rápido, sem grandes sofrimentos, como a impossibilidade de respirar".

A cantora e compositora francesa Françoise Hardy - Divulgação

Um sentimento que reitera quando a popular revista francesa lhe pergunta sobre seus futuros projetos: "Partir para a outra dimensão o mais cedo, o mais rápido e o menos dolorosamente possível".

Hardy, que nos últimos anos tem reiterado seu apoio à eutanásia, fez essas declarações quando o governo do presidente centrista Emmanuel Macron deve apresentar seu plano em fevereiro para uma ajuda ativa à morte.

"Desde minhas últimas radioterapias, me sinto mal, porque meu olho direito vê tudo muito embaçado e dói. A boca e a parte de trás da garganta estão ainda mais secas. É um pesadelo", explica o ícone pop dos anos 1960.

"Por causa da minha visão deteriorada, já não posso ler, nem posso assistir à televisão, que, quando eu encontrava um bom filme, era a melhor maneira de me desligar", lamenta a ex-parceira do também cantor Jacques Dutronc e mãe de Thomas Dutronc.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.