Descrição de chapéu Obituário Jandira Martini (1945 - 2024)

Morre Jandira Martini, atriz que fez 'O Clone' e 'Caminho das Índias', aos 78 anos

Atriz foi internada há duas semanas por causa da volta de um câncer no pulmão que ela tratou ao longo dos últimos seis anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu na noite desta segunda-feira a atriz Jandira Martini, famosa por atuar em novelas da Globo como "O Clone" e "Caminho das Índias", aos 78 anos. A informação foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, de quem ela era amiga próxima. Martini morreu por causa da reincidência de um câncer.

A atriz Jandira Martini - Luciana Cavalcanti/Folhapress

A atriz teve câncer no pulmão há seis anos, mas tratou a doença com quimioterapia e cirurgia. A doença voltou no final do ano passado com mais intensidade, Caruso conta, e Martini foi hospitalizada há cerca de duas semanas. Ela estava internada no hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Segundo Caruso, a família de Martini pediu que ele informasse à imprensa sobre a morte da atriz. "Ela foi uma mestra. Tínhamos cinco trabalhos para a televisão prontos para mandar para a frente. Tudo o que a gente fazia era de muita qualidade. Foi uma das pessoas com as quais mais gargalhei na vida", diz.

Martini e Caruso já trabalham juntos várias vezes. Eles escreveram, por exemplo, as peças "Sua Excelência, o Candidato", "Jogo de Cintura" e "Porca Miséria". No SBT, viveram um casal na novela "Éramos Seis".

"Apesar de fazer comédia, às vezes até chanchada, ela tinha uma economia que a tornava uma atriz misteriosa. Ela não dava de mão beijada, usava a comédia para fazer drama e o drama para fazer comédia. Nunca foi uma atriz óbvia", diz o ator.

Martini nasceu na cidade de Santos, em São Paulo. Começou a estudar teatro enquanto cursava filosofia numa universidade católica de Santos. Depois, já em São Paulo, entrou na Escola de Arte Dramática da USP.

Os atores Jandira Martini e Marcos Caruso - Fernando R. Cavalcanti/Folhapress

Ela ficou famosa ao fazer novelas da Globo. Ela viveu Zoraide El Adib em "O Clone" (2001), um dos folhetins mais famosos da emissora, depois atuou em "América" (2005), e fez a Salomé de "Morde e Assopra" em 2011.

O velório da atriz vai ocorrer na noite desta terça-feira, em São Paulo, e será restrito a familiares e amigos. Martini deixa dois filhos, Fernanda e Lucas, e o ex-marido Geraldo Martini, de quem ainda era próxima.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.