Descrição de chapéu Livros

Conheça o livro 'Um Defeito de Cor', mais vendido online depois de enredo da Portela

Escola levou para a Marquês de Sapucaí história do romance de Ana Maria Gonçalves, que despertou o interesse do público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tema do enredo deste ano da Portela, o livro "Um Defeito de Cor", lançado em 2006 pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves, alcançou, nas últimas 24 horas, o topo da lista dos mais vendidos da Amazon. O romance, que é referência nos estudos sobre a ancestralidade africana e a questão racial no país, está indo para a sua 30ª edição.

mulher negra de vestido preto sentada, com os braços cruzados na perna
A escritora Ana Maria Gonçalves, que publica uma nova edição de luxo de 'Um Defeito de Cor' pela Record. - Léo Pinheiro

O desfile da Portela, que ocorreu nesta segunda-feira, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, despertou o interesse do grande público pelo livro de 968 páginas. Fruto de uma intensa pesquisa da escritora, o romance conta a história de Kehinde, uma mulher negra que, quando criança, é sequestrada no Reino de Daomé, atual Benin, e trazida, escravizada, para a ilha de Itaparica, na Bahia.

Na trama, Kehinde repassa toda a sua vida, do período em que foi escravizada até a sua alforria. A personagem foi inspirada em Luísa Mahin, suposta mãe do jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama. Mahin teria participado da Revolta dos Malês, movimento ocorrido ainda no Brasil imperial e que foi considerado o maior levante de escravizados da história do país.

Já o enredo da Portela, idealizado pelos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, põe o romance na avenida a partir de uma carta de Luiz Gama deixada para a sua mãe. Participaram do desfile o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o ator Lázaro Ramos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.