Inhotim terá exposições de Grada Kilomba e Paulo Nazareth em 2024

Museu a céu aberto em Minas Gerais também prepara mostras de Rivane Neuenschwander, Pipilotti Rist e Rebeca Carapiá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Grada Kilomba, Paulo Nazareth, Rivane Neuenschwander, Pipilotti Rist e Rebeca Carapiá são os artistas-chave da programação de Inhotim neste ano.

Em 13 de abril, o museu a céu aberto nos arredores de Belo Horizonte inaugura uma mostra da portuguesa Grada Kilomba, que foi uma das organizadoras da Bienal de São Paulo do ano passado. Na galeria Galpão, ela apresenta a peça "O Barco", inédita no país.

Foto da série 'Notícias de América, de 2011
Foto de Paulo Nazareth da série 'Notícias de América', de 2011 - Cortesia galeria Mendes Wood DM

A obra é uma instalação escultórica ativada por performance, a partir de centenas de blocos de madeira carbonizada que remontam à silhueta de uma grande embarcação. Em alguns desses blocos estão gravados, em matéria dourada, versos de um poema escrito pela artista e traduzido para seis idiomas: yoruba, kimbundu, crioulo, português, inglês e árabe.

A performance, dirigida por Grada e conduzida por cantores, bailarinos e musicistas, todos oriundos de ex-colônias portuguesas, será realizada em sessões que compõem um primeiro ato, na inauguração da obra. Após a realização desse primeiro momento, a artista retorna a Brumadinho com sua equipe e colaboradores para desenvolver os atos subsequentes com artistas locais, em um programa de ativações que deve se estender por pelo menos dois anos, enquanto a obra estiver em exibição.

No mesmo dia 13 de abril, o mineiro Paulo Nazareth ocupa a Galeria Praça e outros lugares do museu com obras comissionadas por Inhotim. Baseado no município de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, o artista propõe trabalhos como um bananal plantado na área de Inhotim e outros no trânsito até a instituição, lidando com questões caras à sua obra como território e deslocamentos.

Em 19 de outubro, data das inaugurações do segundo semestre, a Galeria Mata recebe uma exposição de Rivane Neuenschwander, com trabalhos de vários momentos da carreira da artista —instalações, obras audiovisuais, pinturas e esculturas que lidam sobre temas de sua produção como memória e infância, natureza e ecologia, história e ditadura.

Na Galeria Fonte, no mesmo dia, a suíça Pipilotti Rist, uma expoente da videoarte, inaugura a instalação imersiva "Homo Sapiens Sapiens", obra filmada nos jardins do Inhotim em 2004 e só exibida agora. O trabalho representa corpos femininos que se fundem à natureza a partir de closes que se desdobram em imagens caleidoscópicas.

A última inauguração, também em outubro, será da baiana Rebeca Carapiá. A jovem artista vai mostrar um conjunto de esculturas e instalações desenvolvidas em parceria com os ateliês de montagem do Inhotim, em uma obra comissionada pela instituição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.