Descrição de chapéu Televisão

Como legado de Adoniran Barbosa foi perpetuado por novelas como 'Passione'

Cantor considerado pai do samba paulista esteve na trilha dos folhetins 'Sassaricando', 'O Mapa da Mina' e 'Dona Xepa'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As músicas do cantor e compositor Adoniran Barbosa, encarnado por Paulo Miklos, dos Titãs, no novo filme "Saudosa Maloca", tocaram na trilha sonora de várias novelas.

Cena de documentário
O músico Adoniran Barbosa - Divulgação

Considerado pai do samba paulista, Adoniran virou figura emblemática para a música brasileira, com contribuições que extrapolam os acordes. Os folhetins da TV aberta ajudaram a eternizar seu legado, marcando a vida de brasileiros que só o conheceram depois de morto.

Em 1988, por exemplo, as canções "As Mariposas", "Bom Dia Tristeza" e "Samba Italiano" tocaram em "Vida Nova", da TV Globo.

Não foi a primeira vez que o sambista cantou em um folhetim. No ano anterior, "Tiro ao Álvaro" havia sido incluída em "Sassaricando", também da Globo. A mesma música seria reinterpretada pelo grupo Raça Negra em "O Mapa da Mina", seis anos depois.

"Cantores tinham preconceito com telenovela. Foi só em 1975, quando o folhetim atingiu outro patamar, que a MPB se lançou sobre esse tipo de produção. A novela é peça fundamental para perpetuar uma música porque gruda no emocional do espectador", diz Mauro Alencar, autor do livro "A Hollywood Brasileira: Panorama da Telenovela no Brasil".

A roqueira Pitty homenageou Adoniran e reavivou a faixa "Tiro ao Álvaro" mais recentemente, em 2013, para a novela "Dona Xepa", da Record. O grupo Demônios da Garoa cantou "Trem das Onze" na mesma novela.

De volta à Globo, "Samba Italiano" foi entoada também pelos Demônios da Garoa na trilha sonora de "Passione", de 2010, que tinha Tony Ramos e Mariana Ximenes no elenco. A trama de Silvio de Abreu, assim como "Sassaricando", usaram as canções do músico na construção de enredos sempre ambientados em São Paulo, que se debruçam sobre a vida da cidade, como as letras dos sambas de Adoniran.

"Trem das Onze" ganhou uma versão na voz de Zeca Pagodinho em "Amor à Vida", também da Globo, em 2013. Três anos depois, "Tiro ao Álvaro" foi interpretada pelo Exaltasamba em "Haja Coração", na mesma emissora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.