Neil Young vai voltar ao Spotify após deixar serviço em ato contra podcaster

Músico tirou seu catálogo da plataforma quando ela não agiu contra a desinformação antivacina de Joe Rogan na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O músico canadense Neil Young, de 78 anos, vai voltar a disponibilizar sua obra no Spotify depois de remover todo o seu catálogo da plataforma em 2022 em protesto contra Joe Rogan, dono do podcast que lidera a audiência no serviço de streaming nos Estados Unidos.

O músico Neil Young - AFP

O podcast de Rogan, até então disponível exclusivamente no Spotify, será veiculado também por outras plataformas, como o YouTube e o Amazon Music. Com a mudança, Young disse que já não consegue continuar fazendo oposição ao podcaster.

"Minha decisão vem quando os serviços de música Apple e Amazon começaram a servir os mesmos recursos de podcast de desinformação que eu havia oposto no Spotify. Não posso simplesmente deixar a Apple e a Amazon, como fiz com o Spotify, porque minha música estaria muito pouco disponível para os amantes de música, então retornei ao Spotify."

Rogan foi acusado de espalhar desinformação por mais de 270 de cientistas e profissionais da saúde. Ele teria espalhado desinformações sobre a vacina da Covid em seu podcast. Na época, Young considerou a plataforma conivente com os dados causados pelo apresentador e decidiu retirar sua música de lá.

Também à época, o diretor executivo do Spotify, Daniel Ek, se desculpou em nome da plataforma. "Temos a obrigação de fazer mais para fornecer equilíbrio e o acesso a informações amplamente aceitas pelas comunidades médica e científica." Rogan também se desculpou e disse que passaria a buscar ouvir especialistas com opiniões diferentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.