Descrição de chapéu Filmes

'Os Rejeitados', indicado ao Oscar, é acusado de plágio pelo roteirista de 'Luca'

Filme dirigido por Alexander Payne concorre a cinco categorias do prêmio, incluindo a de melhor roteiro original

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O cineasta Alexander Payne, que concorre ao Oscar pelo filme "Os Rejeitados", está sendo acusado de plágio pelo roteirista de "Luca", animação da Pixar.

Segundo reportagem da Variety, Simon Stephenson, que também escreveu "Paddington 2", acusa Payne de copiar a história de "Frisco", roteiro que ele escreveu em 2013 e que acompanha a relação de um médico pediatra de meia-idade, cansado do mundo, e um paciente de 15 anos com quem ele fica preso cuidando.

Os Rejeitados / The Holdovers
Dominic Sessa e Paul Giamatti em cena do filme 'Os Rejeitados', de Alexander Payne - Divulgação

"Os Rejeitados" , escrito por David Hemingson, é um drama em torno de um professor de internato de meia-idade, cansado do mundo, e um aluno de 15 anos com o qual ele fica preso. O longa concorre a cinco estatuetas, incluindo a de melhor roteiro original,

Stephenson afirma que esta é uma cópia "descarada" e "esmagadora". "História, personagens, estrutura, cenas, diálogo, a coisa toda foi copiada. Muitas das cenas mais importantes permanecem inalteradas e idênticas", afirma.

O roteirista britânico alega que Payne tinha em mãos o texto de "Frisco" em 2013 e em 2019, e compartilhou emails de agências e produtores de Hollywood que indicam que Payne havia lido o texto, mas que não estava interessado em produzir ou dirigir.

Ele levou o caso à Associação de Escritores da América. O diretor e o roteirista de "Os Rejeitados" não quiseram comentar o assunto com a reportagem do Variety.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.